Canoagem dá a primeira medalha a Portugal nos Jogos Olímpicos

Fernando Pimenta e Emanuel Silva
Fernando Pimenta e Emanuel Silva levantam pela primeira vez a bandeira portuguesa nos Jogos Olímpicos de Londres

Tardou mas chegou: Fernando Pimenta e Emanuel Silva alcançaram a medalha de prata na final da prova de K2 1.000 metros de canoagem. O ouro esteve próximo, apenas a cinquenta e três centésimos. Esta é a primeira medalha olímpica na história da canoagem portuguesa.

A dupla portuguesa, que não era tida como grande favorita ao pódio, deu luta em toda a prova e foi apenas ultrapassada pelos húngaros Rudolf Dombi e Roland Kokeny (3.09,646). Na terceira posição ficaram os alemães Martin Holstein e Andreas Ihle (3.10,117). Fernando Pimenta, de 22 anos, e Emanuel Silva, de 26,  ficaram a cinquenta e três centésimos do ouro tendo gasto 3.09,699 minutos para concluir a prova.

Os canoístas já tinham alcançado o terceiro lugar na semi-final com o tempo de 3m14s017. Este ano, Emanuel Silva e Fernando Pimenta venceram a qualificação europeia para os Jogos Olímpicos e conquistaram a medalha de bronze no Mundial deste ano, em Poznan.

Portugal vence assim a sua 23ª medalha olímpica, a oitava em prata. As esperanças lusas aumentam e pela primeira vez a bandeira nacional é erguida nos Jogos Olímpicos de Londres.

Deixe o seu comentário