Cambridge Analytica: Reino Unido confirma multa ao Facebook, mas o valor é incrivelmente pequeno

Finalmente, surgem consequências e punições para a situação da Cambridge Analytica. Após meses de discussão pública e investigação, as autoridades do Reino Unido decidiram aplicar uma multa ao Facebook pela forma como permitiu que uma empresa terceira utilizasse informação pessoal dos seus utilizadores.

No entanto, a multa é mesmo muito baixa tendo em conta o capital da empresa. Tomando em conta a média de receitas que a empresa tem conseguido este ano, a multa seria paga numa média de 15 minutos. Valores muito baixos mas que as autoridades britânicas sublinham ser o “valor mais alto possível” no anterior pacote legislativo.

Quanto foi a multa? E porque é que é tão pouco?

A multa foi de £500,000 libras, o equivalente a $644,000 dólares. Em comparação às receitas de $5.1 mil milhões do último trimestre, esta multa é quase inexistente. Esta multa é apenas um quarto do valor da receita por hora do Facebook, o que significa que, tendo em conta as receitas do último trimestre, o Facebook a paga em 15 minutos.

O valor desta multa levanta novamente a questão do poder que as plataformas sociais tem acumulado ao longo dos últimos anos e a falta de capacidade dos estados em lidar com este poder crescente.

A multa já tinha sido anunciada em Julho

Em Julho, a multa já tinha sido anunciada publicamente, apesar de se encontrar em “fase preliminar”. Ou seja, ainda poderia ser alterada, ou até retirada. No entanto, o valor anunciado acabou mesmo por ser cumprir.

As autoridades britânicas concluíram que o Facebook poderia ter feito mais para evitar que a informação pessoal de milhões de utilizadores fosse utilizada sem a sua autorização expressa. Foi considerado que o Facebook não tinha protecções de privacidade suficientes aquando a recolha de informação por parte da Cambridge Analytica e que o Facebook falhou em detectar os sinais que indicavam que esta firma poderia estar a utilizar de forma imprópria a informação dos utilizadores.

Um dos projectos em que a Cambridge Analytica trabalhou foi na campanha pela saída do Reino Unido da União Europeia, em que ajudou o lado que defendia o Brexit.

Fonte: The Verge

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here