Câmaras DSLR ameaçadas pelos smartphones??? Nikon é a primeira a cair!

Não há dúvidas que as câmaras dos smartphones têm evoluído muito ao longo dos últimos anos e temos visto autênticas “máquinas” fotográficas neste segmento. Basta olhar para o recente Vivo X80 Pro para vermos que, realmente, as câmaras estão num bom caminho. Mas será que estão mesmo num bom caminho para acabar com as câmaras DSLR?

A verdade é que recentemente a Sony já tinha afirmado isso mesmo, que o mercado fotográfico da DSLR estaria por um fio por causa dos smartphones, mas agora parece que não é apenas a Sony a ter a mesma opinião. A Nikon também vai dar uma passo que aponta nessa direção, deixando de fabricar as DSLR.

A informação é avançada pela agência de notícia japonesa Nikei, que indica que a gigante da óptica e da imagem Nikon deixará de fabricar novas câmaras reflex de lente única, que outrora foi a base tecnológica da fotografia profissional.

A morte das câmaras SLR é anunciada há bastante tempo, uma vez que as alternativas sem espelho têm aumentado na qualidade de imagem, oferecendo ao mesmo tempo aos consumidores a opção de utilizar produtos mais leves e mais pequenos. Segundo Nikkei, a Nikon continuará a produzir e a distribuir os seus modelos SLR existentes, mas concentrará o desenvolvimento de novos modelos inteiramente em modelos sem espelhos. a informação aponta que as câmaras SLR da Nikon foram “amplamente utilizadas por operadores de câmara profissionais durante mais de 60 anos e passaram a ser vistas como sinónimo da empresa japonesa”.

Ainda no mês passado, a Nikon anunciou que estava a descontinuar duas das suas DSLRs mais acessíveis, a D3500 e a D5600, dizendo que queria concentrar-se mais em “câmaras e lentes de gama média-alta, destinadas a fotógrafos profissionais e hobbyistas”, reforçando ao mesmo tempo os produtos para utilizadores mais jovens “para quem o vídeo é o foco principal”.

Para além do aumento da tecnologia sem espelho, as câmaras SLR foram também ultrapassadas pela tecnologia dos smartphones, o que reduziu o mercado das câmaras ao longo de décadas, já que os profissionais evoluíram para as câmaras sem espelho, enquanto os amadores estão satisfeitos com a oferta dos smartphones.

A Canon, líder de mercado em câmaras SLR, tem vindo a fazer recuos semelhantes à tecnologia, e no ano passado declarou que a sua EOS-1D X Mark III seria a sua última câmara DSLR de bandeira.

Na altura, o CEO da Canon afirmou que “as necessidades do mercado estão a avançar rapidamente em direcção a câmaras sem espelho. Por conseguinte, estamos cada vez mais a mover as pessoas nessa direcção”, mas sugeriu que a empresa continuaria a fazer algumas câmaras DSLR de nível introdutório e médio no futuro.

Numa declaração à imprensa, a Nikon não confirmou nem negou o relatório, mas disse que o artigo era “especulação e a Nikon não fez qualquer anúncio a este respeito”, observando que “a Nikon continua a produção, vendas e serviço do SLR digital”.

Fonte: ArsTechnica

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui