Câmara frontal por baixo do ecrã para breve! Oppo e Xiaomi demonstram protótipos

É clara a vontade das fabricantes em terem um ecrã completo na área frontal dos smartphones, no entanto, a presença de uma câmara frontal obrigatória tem impedido e dificultado esta via. Para aumentar o ecrã, começou a utilizar-se o famoso “notch”, que é a forma mais utilizada para aumentar-se o ecrã na área frontal.

Mais recentemente, algumas fabricantes têm seguido a câmara popup, uma forma de o ecrã ser completo na área frontal, fazendo com que uma câmara deslize para a área frontal quando necessitamos dela. No entanto, o futuro poderá ser outro e também se tem falado disso, que é “esconder”/integrar a câmara no ecrã. E esta possibilidade está muito próxima.

O essencial é conseguir um objetivo: oferecer o maior rácio possível de ocupação de ecrã na área frontal e acreditamos que seja o que os consumidores também querem, “fugindo” dos notch que são esquisitos. E sem com as câmaras popup isso já é conseguido, o próximo passo é mesmo integrar a câmara no ecrã (por baixo dele) tornando-o funcional e isso foi agora conseguido pela Oppo e pela Xiaomi.

Comecemos pela Oppo, a primeira a divulgar um vídeo com um protótipo de um smartphone que demonstra que a câmara frontal está por baixo do ecrã e isso é confirmado no próprio vídeo, quando alguém coloca o dedo por cima da câmara que está no meio do ecrã e verifica-se na imagem do smartphone. Pela imagem, também a qualidade fotográfica parece boa.

Sem dúvida, que é impressionante, mas a Oppo não está sozinha nesta corrida e pouco tempo depois, foi a vez da Xiaomi divulgar, também, um vídeo, onde podemos verificar que a câmara frontal não está visível, estando, também, por baixo do ecrã, sendo que o equipamento aparenta ser um protótipo do Xiaomi Mi 9.

No entanto, apesar das demonstrações, nenhuma das empresas comentou sobre o assunto e não divulgou se a tecnologia já está pronta para ser produzida em massa e para o consumo, não havendo qualquer estimativa de chega ao mercado. Mas, sem dúvida, que nos aumenta a expetativa sobre isto.

Fonte: Engadget

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here