Câmara fotográfica do iPhone: O que mudou em 3 anos

iphone-5-vs-iphone-6-vs-iphone-6-plus-case-mock-ups-970x647-c

Todos sabemos o quanto a Apple tem sido criticada ano após ano pelas suas pequenas novidades nos seus iPhones, continuando a verificar que o novo modelo pouco trás de novidades em relação ao seu antecessor. Principalmente no seu modulo de câmara fotográfica. Para sermos realistas, até ao iPhone 6s pouco ou nada tinha mudado. Todas as quatro gerações anteriores trouxeram a “mesma” câmara fotográfica de 8MPx.

Por vezes até o tema servia um pouco para algumas “picardias” entre os fãs das várias marcas, uma vez que, por exemplo, a Samsung, Sony, LG, etc. disponibilizavam câmaras de 13MPx e até superiores e os iPhones mantinham-se fieis à sua câmara de 8MPx.

Mas apenas alguns de nós sabemos que a nível de fotografia nem sempre um valor superior de megapíxeis significa fotografias de maior qualidade. E apesar da Apple continuar a disponibilizar a câmara de 8MPx desde o seu iPhone 4 até ao iPhone 6, a verdade é que a qualidade da imagem em si ia melhorando de modelo para modelo. Mas em relação aos seus concorrentes começou a notar-se que a Apple estava a perder o comboio.

Quando começaram as melhoras na câmara?

A primeira tentativa de mudança foi no seu iPhone 6 Plus onde, pela primeira vez, foi disponibilizado a estabilização ótica da imagem de modo a ajudar a evitar fotografias e vídeos tremidos. Mas a fabricante teve mesmo de repensar a sua estratégia para esta situação, e aquando do lançamento do iPhone 6s efetivamente surgiu então um novo módulo de câmara.

iPhone 6 Plus (18)

Com a introdução do iPhone 6s muitas das especificações foram mantidas do iPhone 6 Plus mas agora com a ajuda do aumento de megapíxeis na resolução das imagens. E nota-se de facto que o modulo anterior já apresentava algum desgaste, senão até mesmo já se encontraria ultrapassado segundo os padrões atuais de mercado das câmara fotografias existentes nos smartphones.

A resolução situa-se agora então nos 12MPx e espera-se que novamente a Apple siga a sua máxima de “em equipa vencedora não se mexe” e mantenha por algumas gerações a câmara que surgiu agora no 6s. Mas de referir que se esperarmos que as mudanças em termos de qualidade do modulo de 8MPx para o de 12MPx sejam efetivamente brutais, estamos redondamente enganados. Pois apesar de podermos ter um maior detalhe a nível de zoom fotográfico, a realidade é que a diferença não é assim tão significativa mesmo com 4MPx adicionais.

Mas a fabricante não quer ficar por aqui e com o lançamento do novíssimo iPhone 7 algumas melhorias também foram introduzidas em relação ao iPhone 6s. Manteve a mesma resolução de 12MPx e o mesmo sensor de 1/3″, mas contem agora a estabilização ótica da imagem, pelo que evita assim que tenhamos de adquirir o modelo Plus para podermos usufruir desta funcionalidade. E agora sim, podemos e conseguimos ter fotografias bem mais atuais e comparáveis, por exemplo, com os seus rivais Samsung Galaxy S7.

iphone-7-plus-4

Esperamos então que a Apple vá de facto evoluindo de modelo para modelo e não se limite a estagnar como o fez em anos anteriores, pois o mercado tecnológico está cada vez mais exigente e mesmo marcas que eram dadas como desconhecidas principalmente marcas Chinesas, começam elas também a dar cartas neste aspeto.

Fonte: Phone Arena

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui