Caixa Geral de Depósitos sofre bug informático

Segundo fonte oficial, a Caixa Geral de Depósitos foi alvo de um ataque informático no decorrer desta manhã, tendo estado com alguns serviços digitais do banco em baixo. Imediatamente foi colocada a hipótese de se tratar de um ciberataque, contudo os especialistas rapidamente descobriram que se tratava de um bug.

“Confirmamos que há um constrangimento informático que está a afetar a nossa plataforma de balcões desde o meio da manhã de hoje”, referiu um porta-voz esta manhã.

Segundo é avançado pelo jornal Público, a empresa já terá reposto os sistemas, contudo nos dispositivos móveis ainda se encontra algo instável.

Entretanto, a Caixa Geral de Depósitos anunciou que “a situação do constrangimento informático que afetou a nossa plataforma de balcões está ultrapassada. Nesta altura, todos os serviços da Caixa estão a funcionar normalmente, registando-se apenas instabilidade na aplicação móvel Caixadirecta”, disse fonte oficial do banco público à Lusa.

Recorde-se que na passada semana a Vodafone anunciou que “foi alvo de uma disrupção na sua rede, iniciada na noite de 7 de fevereiro de 2022 devido a um ciberataque deliberado e malicioso com o objetivo de causar danos e perturbações”. Os clientes estão a sentir profundas dificuldades em aceder a redes de dados como 4G e 5G, serviços de voz, televisão, e sms.

Entretanto poucos dias se tinham passado desde o ataque informático à Vodafone e de um “eventual ataque informático” aos ‘sites da Cofina, que inclui o Correio da Manhã, Jornal de Negócios, entre outros, que ficaram indisponíveis durante várias horas”, e surgiu mais uma notícia de um novo cibercrime.

Desta vez o alvo foi a clínica médica Germano de Sousa. “Demos conta da situação na manhã da passada quinta-feira, quando os elementos nos postos de colheita nos avisaram que não conseguiam comunicar connosco”, anunciou em comunicado o fundador da rede, Germano de Sousa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui