Cadeira de rodas de Stephen Hawking vende por cerca de 350 mil euros

A venda de uma cadeira de rodas de Stephen Hawkins excedeu todas as expectativas em termos de preço. Um comprador mistério gastou quase 350 mil euros na cadeira de rodas. Era um de 22 objectos de uma colecção pessoal de Stephen W. Hawking que vendeu num leilão online na terça-feira.

O famoso físico morreu em Março com 76 anos. Um dos físicos com mais reputação da história da humanidade, tornou-se também um símbolo não só pela suas teorias inovadoras, mas também pela sua luta contra a Esclerose Lateral Amiotrófica. Uma figura lendária que permanecerá na cultura humana por muitos anos.

A cadeira de rodas vendeu por 15 vezes mais do que o estimado

A reputada empresa de leilões Christie’s tinha feito uma estimativa pública do preço da cadeira de rodas que se revelou 15 vezes inferior ao preço de venda. Este leilão excedeu mesmo as expectativas mais optimistas em relação ao valor dos objectos.

No seu conjunto, os objectos no leilão foram vendidos por cerca de 1 milhão e 500 mil euros. Este valor é sete vezes superior ao inicialmente estimado.

Os responsáveis pelo leilão consideraram que estes resultados “demonstram uma enorme admiração e afecção pelo Stephen Hawking” um pouco por todo o mundo, na medida em que apareceram “400 leiloadores registado de 30 países diferentes”.

Fundação Stephen Hawking será a beneficiada

As verbas da venda da cadeira de rodas irão directas para a Fundação Stephen Hawking e para a Associação de Doenças Neuronais e Motoras. As verbas das restantes vendas irão para o património de Stephen Hawking.

Entre os objectos vendidos encontra-se um guião de um episódio dos Simpsons em que o físico apareceu e uma cópia do seu livro best-seller, “A Brief History of Time”.

Também foram vendidos num leilão paralelo pertences de outros cientistas

Também foram vendidos objectos que pertenceram a outros cientistas, como Isaac Newton, Albert Einstein ou Charles Darwin.

Fonte: The New York Times

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui