Cada ponto de luz nesta imagem é uma galáxia inteira

A Agência Espacial Europeia lançou uma imagem incrível do espaço em que cada ponto é uma galáxia inteira. Esta poderosa imagem recorda-nos mais uma vez do ponto pequenino no Universo que o planeta Terra realmente é.

A nossa galáxia, a Via Láctea, tem cerca de 100 biliões de estrelas, o que corresponde a cerca de 14 estrelas para cada ser humano no planeta Terra. E a nossa galáxia seria apenas um pequeno ponto nesta imagem.

A imagem foi captada pelo Herschel Space Observatory Espectral and Photometric Imagem Receiver (SPIRE) e mostra um pouco do céu observado a partir do hemisfério norte do nosso planeta. A imagem mostra o “pólo norte galáctico” e capta cerca de 180 graus de céu. A área do céu captada permitiu esta fotografia por dois motivos diferente: nesta direcção, é uma das regiões com menos estrelas da Via Láctea, o que permite ao telescópio SPIRE olhar mais fundo no Universo. Para além disso, esta parte do espaço é muito rica em galáxias e estrelas.

Cada pequena marca no mapa representa os pontos de calor que emanam das poeiras que se encontram entre as estrelas de cada galáxia. Cada uma destas galáxias produziu a sua “assinatura” antes do nosso sistema solar ter sido criado, mas apenas nos estão a chegar agora, dezenas de biliões de anos depois. Isto acontece devido ao facto de a luz que nos chega das estrelas apresentar sempre “o passado”: a luz viaja a uma determinada velocidade e demora tempo a percorrer o espaço. Assim sendo, aquilo que vemos no céu, é a luz de acontecimentos passados.

A importância de imagens como esta

Esta imagem, para além de fascinar a nossa imaginação, tem uma importância científica grande: são imagens como esta que permitem aos astrónomos estimar o número total de galáxias no Universo Observável. A melhor estimativa é a de que o Universo que podemos observar contém entre uma a duas triliões de galáxias. Isto indica que o Universo terá por volta de 700 sextiliões de estrelas (23 zeros).

Fonte: Gizmodo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui