Cabo USB mais poderoso que o computador do Apollo11!

Durante a última década tornou-se comum tentar colocar o desenvolvimento da tecnologia em perspetiva através do argumento que os smartphones são mais fortes que o computador que levou o Apollo 11 para a lua. Hoje em dia, no entanto, estaremos num novo patamar no que se refere a medir a evolução da tecnologia, após a Apple tem desenvolvido um cabo carregador USB com mais força que o computador referido anteriormente.

Fazer uma comparação entre os dois equipamentos não é fácil pois o computador de 1969 trabalha de uma maneira completamente diferente dos computadores de hoje em dia. Mas existem especificidades em comum como por exemplo a memória (que no computador de Apollo tinha 4KB de RAM comparado com os 128KB de um acessório moderno.

De um modo geral, podemos dizer que o novo carregador é 563 vezes mais rápido que o computador do Apollo 11, o novo cabo pode guardar 1.78 vezes mais instruções e tem quase o dobro do RAM que o computador do Apollo11.

Apesar destas diferenças ainda se defende que seriam precisos 4 cabos de carregar (os novos da Apple) para substituir o computador do Apollo 11, além de outros aspetos que impedem que um cabo faço uma nave voar até ao espaço. Não se sabe se existe um IP para o equipamento que pode mandar naves para o espaço, mas certamente não estará nos cabes USB. É verdade que a tecnologia está sempre a evoluir, mas a verdade é que ainda não evoluiu o suficiente para que o cabo USB mande algo para o espaço, ou então controlar uma nave.

Apesar disso, é engraçado pensar no progresso que existiu desde que Apollo foi até à lua, ver a quantidade de equipamento que já foi inventado desde ai até aos dias de hoje e o assustador que é (no bom e no mau sentido) imaginar o que ainda vai ser inventado.

Fonte:  The Verge

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here