Inicio Tecnologia Busto de Nefertiti digitalizado secretamente a 3D para poder ser impresso em...

Busto de Nefertiti digitalizado secretamente a 3D para poder ser impresso em casa

Red Magic 6S

Busto de Nefertiti digitalizado

Uma das mais preciosas jóias de arte egípcia foi digitalizada a 3D secretamente por um grupo de artistas. Graças a este passo arriscado pode numa impressora 3D possuir um exemplar para colocar em casa, na sua estante.

Enquanto os arqueólogos continuam na senda do túmulo de Nefertiti, raínha egípcia e esposa do Faraó Amenófis IV, o seu busto foi descoberto em 1912 e está secretamente guardada no Neues Museum em Berlim. Todavia os artistas Nora Al-Badri e Jan Nikolai Nelles, que acreditam que todos os objetos culturais devem ser disponibilizados ao mais amplo leque de pessoas, utilizaram algumas câmaras Microsoft Kinect escondidas e conseguiram a digitalização a 3D.

O golpe do tesouro foi documentado com um vídeo, que reproduzimos abaixo, e disponibilizado na página do projeto de cultura, junto com os ficheiros necessários à reprodução do busto de Nefertiti.

O busto de Nefertiti é um símbolo das tensões no mundo moderno sobre a posse de objetos patrimoniais da antiguidade. A deslocalização do seu território original no início do século XX para museus e coleções de arte europeias e americanas é ainda hoje objeto de acesa crítica entre os especialistas em história. Al-Badria e Nelles procuram contornar este problema que tem mais de 100 anos ao pretenderem imprimir uma reprodução em 3D à escala real e exibi-la no Cairo.

FONTE: Nefertiti Hack

 

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here