Bug nas câmaras Xiaomi deixava utilizadores verem imagens de outras câmaras

Às vezes as “smart cameras” fazem coisas muito parvas. Depois dos ataques no mês passado às câmaras Ring, que permitiu aos hackers espiar e assediar os utilizadores através das funções de alarme e voz da câmara, agora as câmaras Xiaomi também estão a dar algumas dores de cabeças aos proprietários.

Um utilizador reportou, no fórum Reddit, que ao ligar a câmara ao Google Nest Hub teve acesso a imagens das câmaras de outros utilizadores.

blank
Uma das imagens parece mostrar um berço.

O utilizador /u/Dio-V/ relatou no conhecido fórum que quando tentou transferir conteúdos da câmara para o Google Nest Hub, começou a receber imagens das câmaras de outros utilizadores.

As imagens são a preto e branco e não muito nítidas mas mesmo assim, é possível descortinar um bebé num berço, um homem a dormitar numa cadeira e a vista dum alpendre.

Outra das imagens que foi erradamente enviada para o utilizador Dio-V

O problema relatado ocorreu com uma Xiaomi Mijia 1080p Smart IP Security Camera.

A marca culpa uma actualização feita em 26 de Novembro para melhorar a qualidade de streaming da câmara e adiantou que o bug ocorre em “situações muito raras” quando o Google Nest Hub está funcionar com más condições de rede. Segundo a PCMAG, isto pode indicar que as câmaras tiram uma “snapshot” e guardam a imagem na cache do aparelho quando a ligação de internet está lenta, mas as imagens acabaram por escapar para a cloud do Google.

A resposta da Google foi imediata. A empresa desactivou a ligação da câmara aos dispositivos da Google enquanto coopera com a Xiaomi para encontrar uma solução. Os utilizadores podem continuar a aceder à câmara através da aplicação da Xiaomi, mas a ligação ao Nest Hub não é possível até o problema ser completamente resolvido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui