Bug na loja online Origin pode afetar milhões de computadores

Há mais uma polémica a afetar a Eletronic Arts, dona da loja online de jogos Origin. Desta vez, um grupo de especialistas descobriu que os computadores milhões de pessoas inscritas na plataforma podem estar em risco, devido a um bug.

Trata-se de uma vulnerabilidade que permite aos piratas informáticos executar, remotamente, códigos que provocam danos nos computadores dos jogadores. O ataque foi demonstrado no passado dia 15, na conferência sobre segurança informática Black Hat, que decorreu na Holanda.

No evento, especialistas demonstraram de que forma é possível, em poucos segundos, executar os códigos e instalar malware em PC’s ou Mac’s. A demonstração foi feita durante um jogo de “Crysis 3”, obtido a partir da Origin.

Um vídeo feito pelos especialistas mostra como é fácil controlar o computador do utilizador. O tipo de vulnerabilidade é muito semelhante à que foi denunciada, em outubro, pelo mesmo grupo e que afetava a loja Steam, da Valve.

Entretanto, em resposta ao e-mail de um dos especialistas responsáveis pela descoberta, um porta-voz da Eletronic Arts afirmou que a empresa “está constantemente a investigar hipóteses como esta, à medida que continua a atualizar as infraestruturas de segurança” das suas plataformas.

Atualização: Num comunicado enviado pela EA, foi-nos indicado que o problema é limitado a alguns países.

httpv://vimeo.com/61361586

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here