Browser Brave anuncia que vai substituir o Google para melhorar privacidade dos utilizadores

Brave, o navegador com foco na privacidade que bloqueia anúncios e rastreadores de terceiros por padrão, está mudando para usar seu próprio mecanismo de busca por padrão, anunciou a empresa.

A alteração será aplicada a novos usuários e afetará o mecanismo de pesquisa usado por meio da barra de endereços do navegador. O Brave Search substituirá o Google nos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá, Qwant na França e DuckDuckGo na Alemanha. Mais países serão trocados nos próximos meses.

É um passo significativo para o motor de busca incipiente da Brave, que foi lançado em beta público no início deste ano, já que a maioria das pessoas simplesmente pega o que lhes é dado. O mecanismo de pesquisa definido como o padrão do navegador é uma tática de promoção valiosa e tão importante que a prática se tornou um foco significativo do escrutínio antitruste.

Na Europa, o Google agora oferece várias opções de mecanismos de busca para usuários do Android, depois de ser multado em US $ 5 bilhões pelos reguladores da UE por, entre outras coisas, vincular ilegalmente a busca do Google ao Android.

Ao longo dos anos, o Google também pagou a empresas como a Apple e o Firefox para serem o mecanismo de busca padrão em seus navegadores.

“Como sabemos por experiência em muitos navegadores, a configuração padrão é crucial para adoção, e o Brave Search atingiu a qualidade e a massa crítica necessárias para se tornar nossa opção de pesquisa padrão e oferecer aos nossos usuários uma experiência on-line de privacidade por padrão contínua ”, Disse o cofundador e CEO da Brave, Brendan Eich, em comunicado.

Ele acrescentou que seu mecanismo de pesquisa agora lida com “quase 80 milhões de consultas por mês”.

Embora a mudança vá aumentar a proeminência do Brave Search entre os usuários do Brave, o market share do navegador é tão pequeno que nem chega a ser registrado em concorrentes estabelecidos como Chrome, Safari, Edge e Opera, de acordo com dados da StatCounter.

No entanto, em setembro de 2021, Brave afirma que seu navegador tinha quase 40 milhões de usuários ativos por mês.

Brave Search

A Brave Search é notável por ser construída no próprio índice independente da Web da Brave, enquanto muitos concorrentes contam com uma mistura de resultados de índices maiores como o Bing da Microsoft.

A empresa afirma que seu mecanismo de pesquisa não rastreia “usuários, suas pesquisas ou seus cliques”.

Junto com a mudança no mecanismo de pesquisa padrão, a Brave também está lançando um novo sistema de opt-in para os usuários contribuírem com seus dados e ajudar a melhorar seus resultados de pesquisa.

A Brave afirma que seu Projeto Web Discovery coleta dados de pesquisa e navegação de uma forma que não pode ser vinculada a usuários individuais e que não pode ser vendida a anunciantes ou entregue às autoridades.

O Brave Search é atualmente de uso gratuito e não exibe nenhum anúncio, mas a empresa diz que planeja lançar anúncios em sua versão gratuita no futuro, bem como lançar um serviço premium sem anúncios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui