O Briefing Semanal consiste em uma seleção dos artigos que marcaram a semana no site do MaisTecnologia. O resumo desta semana começa no dia 28 de março de 2022 até ao passado dia 2 de abril de 2022. Esta foi a primeira aposta do site para reforçar o painel de conteúdos informativos, permitindo aos nossos leitores acompanharem os artigos de maior interesse e que merecem destaque.
Estes últimos dias ficaram marcados, essencialmente, por ataques a sistemas informáticos e que tem tido um impacto significativo — seja com propósito destruidor, seja de carácter de protesto e denúncia — mas também por alguns comunicados importantes, entre eles, a aquisição de um novo estúdio de videojogos pela Netflix, pelo compromisso da Huawei com prazos face à crise (quase) sistémica de semicondutores, passando por uma quebra de expectativas por parte da SpaceX ao anunciar restrições na mobilidade espacial e, por fim, uma análise a um monitor (para os interessados).
Esta rubrica tem permitido reunir algumas das informações mais relevantes em matéria e âmbito tecnológico, científico, bem como, conteúdo gaming. O resumo inclui aquilo que consideramos ser a melhor informação, mas também, a mais relevante para os nossos leitores, recolhida durante a semana e que poderá ter ficado perdida (para muitos vós), ficando assim a oportunidade de conferir o que de melhor acontece a par com o mundo e com a tecnologia.
1. Software — Hacking — 28/03/2022
Os “Anonymous” divulgaram 35 mil ficheiros com 28 gygabytes de informação da instituição, onde alegadamente constam registos de acordos comerciais dos oligarcas russos e da Rússia. O grupo afirma que mais de 20 milhões de mensagens SMS e WhatsApp foram enviadas através dos serviços conforme confirma e avança a BBC em comunicado. Este é apenas um dos muitos ataques de denúncia e protesto do grupo de piratas informáticos.
2. Entretenimento — Netflix — 29/03/2022
Netflix adquiriu o seu terceiro estúdio de desenvolvimento de jogos, Boss Fight Entertainment
Esta última aquisição ocorre depois de a gigante do streaming adquirir o estúdio de Oxenfree, o Night School Studio, em setembro do ano passado, e a Next Games no início deste mês. “A missão do Boss Fight é trazer experiências de jogo simples, bonitas e divertidas para nossos jogadores onde quer que eles queiram jogar” afirmaram os fundadores da Boss Fight Entertainment em um comunicado publicado no site oficial da Netflix. Confira o nosso artigo e perceba os planos da Netflix para o futuro.
3. Hardware — 30/03/2022
Huawei compromete-se a cumprir prazos face à escassez de chips
A Huawei apresenta sugestões específicas para apoiar clientes nas áreas da Educação, Saúde, Governo, Internet Service Providers (ISP) e Hotelaria, que têm a indicação de que as recebem no prazo de duas semanas, seja em que ponto for de Portugal, nomeadamente seis modelos da gama Wi-Fi 6 e 11 modelos de switches e routers. Curioso para saber o que disse a Huawei a respeito dos prazos? Confira o nosso artigo e confira o comunicado deixado pela marca.
4. Tecnologia — 30/03/2022
SpaceX não vai mais construir novos veículos de sua cápsula Crew Dragon
Enquanto a SpaceX terá interrompido a produção da Crew Dragon, muitos recursos estarão a ser investidos no desenvolvimento do novo foguete Starship da empresa, um novo veículo enorme projetado para transportar pessoas e cargas para destinos no espaço profundo, como a Lua e Marte. Confira o artigo e saiba que veículos estão em causa e que dão o mote para esta notícia!
5. Tecnologia — Análise — 31/03/2022
Análise AOC C24G2AE: Review a um monitor gaming curvo a bom preço
A AOC faz alguns dos melhores monitores gaming por um bom preço de mercado, com os seus 24G2U e C24G1 curvos a merecer destaque. Agora, o C24G1 foi substituído pelo ainda melhor C24G2U, que aumenta a taxa de atualização deste monitor de 24 polegadas e 1920x1080p para 165 Hz, tornando ainda mais agradáveis e adiciona um hub USB-3 à sua série de portas e entradas. Veja por si próprio a opinião que manifestamos em relação a este produto e se será ou não uma opção para si!
6. Software — Hacking — 31/03/2022
O roubo acontece em circunstâncias de pouca ou nenhuma desconfiança, pois os pedidos “chegaram de endereços associados a agentes de segurança” o que não levantava nenhum tipo de desconfiança. Aliás, como é sabido, qualquer uma das visadas tem processo de validação de pedidos de acesso à informação confidencial das bases de dados destas empresas, pelo que apenas esse agentes podem pedir que lhes seja facultado o acesso. Alcançando de forma ilegítima esses agentes, o acesso aos dados ficou comprometido e sem levantar grandes suspeitas. Curioso? Clique e leia o nosso artigo sobre este intrigante caso de roubo de dados.
“
Obrigado por nos ter acompanhado até aqui. Esta edição sofreu um atraso de um dia por motivos logísticos, no entanto, mantém-se o compromisso de lançamento ao domingo. O próximo Briefing Semanal é já no dia 10 de abril.