O seu telemóvel pode vir a medir a pulsação em breve

smtUma equipa de investigadores japoneses desenvolveu um sistema capaz de medir a pulsação através de uns fones e do telemóvel. Basicamente os fones conseguem medir a pressão através do tímpano, não sendo necessários nenhuns fones especiais.

Os investigadores desenvolveram um software que mede a pressão do ar no canal auditivo, aproveitando-se do facto de os fones fecharam e vedarem o ouvido. O sangue ao bombear nas artérias provoca pequenos movimentos no tímpano com uma frequência de 1Hz. Através do alto- falante, o software pode detectar e interpretar o movimento determinando os valores dos batimentos cardíacos.

A investigação passou por várias fases e o principal entrave foi conseguir encontrar uma forma de isolar o sinal. Tal feito foi possível através de um outro sistema que já haviam desenvolvido e que isola o sinal do pulso. Os investigadores afirmam que “há muitas pessoas que gostam de ouvir música enquanto praticam jogging, com a nova tecnologia , torna-se possível medir os batimentos sem nenhum esforço especial”.

A investigação foi levada a cabo pelo Kaiteki Institute, criada a partir da  Mitsubishi Chemical Holdings Corp. Bifrostec.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here