Brasil é o país mais espiado pelos EUA segundo Assange

Julian Assange voltou a fazer afirmações controversas ao alegar que o Brasil é o país mais espiado pelos EUA. O Fundador do site Wikileaks, revelou que as ações de vigilância afetam entidades governamentais e empresas brasileiras. Estas declarações vão ao encontro das alegações proferidas por Edward Snowden em 2013.

A entrevista a Julian Assange foi desenvolvida pelo site Nocaute, e nela se pode ler que o Brasil é o país da América Latina mais espiado pelos EUA. Assange afirma ainda que oo interesse dos Estados Unidos nesta atividade acontece dada a dimensão da economia brasileira, a maior da América Latina. Desta forma, e segundo o mesmo, a espionagem americana dá prioridade aos interesses económicos em vez dos interesses políticos. Por exemplo Cuba e Venezuela poderiam ser alvos diretos e óbvios das ações de espionagem americana, mas isso não acontece.

Quando Snowden fez revelações de que os Estados Unidos da América vigiavam de forma cerrada o Brasil a presidente brasileira Dilma Roussef ativou de imediato um conjunto alargado de reuniões de emergência com executivos do seu governo. A espionagem americana visava «melhorar a compreensão dos métodos de comunicação e dos interlocutores da presidente e seus principais assessores». 

Como resultado o Brasil criou um avançado sistema de proteção e segurança às comunicações realizadas por e-mail. Esta plataforma recebeu o nome de Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui