Brandon Silverman abandona o facebook

Brandon Silverman, fundador e CEO da ferramenta de análise de propriedade do Facebook CrowdTangle, está prestes a deixar a empresa, de acordo com um post de despedida interno para os colegas publicado na quarta-feira. A sua saída ocorre num momento em que o Facebook está sob pressão para partilhar publicamente mais dados sobre o conteúdo que se espalha no seu serviço.

CrowdTangle, uma ferramenta gratuita que permite a qualquer pessoa rastrear publicações populares no Facebook e Instagram, está no centro desse debate. Nos últimos anos, ele tem sido usado para mostrar que personalidades de extrema direita costumam ser as contas mais engajadas no Facebook. Toda esta situação irritou alguns executivos do Facebook, que sentiram que os dados partilhados pelo CrowdTangle estavam incompletos e, no início deste ano, a equipa do CrowdTangle foi dissolvida como uma equipa independente.

O porta-voz do Facebook, Joe Osborne, confirmou a saída de Silverman e disse que não haveria “nenhuma mudança no funcionamento diário da experiência do produto CrowdTangle”. Acrescentou ainda que Silverman deixou a gestão da CrowdTangle depois de ela ter sido transferida para a organização Integrity mais ampla do Facebook, alguns meses atrás, que também abriga a biblioteca de anúncios da empresa.

A ideia era refutar a noção de que o Facebook era dominado por conteúdo sensacionalista e de direita. Silverman disse que estava pressionando pela divulgação de mais dados ao público, mesmo que isso pudesse prejudicar a imagem da empresa.

Desde então, o Facebook lançou alguns relatórios mostrando o conteúdo mais visualizado na plataforma, que diz fornecer uma visão mais ampla do que as pessoas veem, em vez dos dados que o CrowdTangle fornece em publicações com mais curtidas e comentários.

O Facebook comprou inicialmente o CrowdTangle em 2016, e usava as empresas de mídia para postar mais no seu Feed de notícias, a ferramenta ainda hoje é usada para rastrear publicações virais na rede social. “Você não faz esse trabalho porque está a procurar algum resultado específico ou credibilidade ou legitimidade ou confiança, mas sim porque muitas organizações de interesse público simplesmente precisam desses dados para fazer o seu trabalho”, disse Silverman na sua despedida.

Fonte: TheVerge

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui