BMW apresenta o iX3: o seu novo jipe totalmente elétrico

A BMW apresentou-se em força no Beijing Motor Show com dois anúncios no primeiro dia da feira: o primeiro anúncio foi o iX3 SUV, que será um jipe totalmente eléctrico com data de lançamento para 2020. Este veículo será a primeira produção em massa da BMW totalmente eléctrica e destinada mercado global. O segundo anúncio surgiu na sequência deste primeiro: o novo iX3 será produzido na China.

O iX3 tem um design inspirado no X3 da BMW. Terá 270 cavalos e uma autonomia de cerca de 400km, o que ultrapassa alguns dos pesos pesados do mercado eléctrico como o Jaguar I-Pace ou o Tesla Model X. A bateria terá 70kWh e será compatível com a carga rápida de 150kW.

Um claro avanço tecnológico em relação ao primeiro veículo elétrico da BMW

Todas estas características representam avanços em relação ao primeiro veiculo totalmente eléctrico produzido pela BMW: o i3. O i3 tinha pouco mais do que 200km’s de autonomia, uma bateria de 33kWh e uns modestos 170 cavalos. O seu design era também bastante diferente deste novo modelo: o design do i3 era futurista e dividiu as opiniões devido à extravagância, enquanto que o novo iX3 tem um design muito mais próximo de um jipe “normal”.

Apesar de muito mais fraco, o i3 conseguiu encontrar um nicho de mercado e vendeu mundialmente cerca de 100,000 unidades. Os planos para o iX3 são bastante mais ambiciosos e pretendem apanhar a “onda eléctrica” que ganha cada vez mais força no mercado mundial.

Será produzido exclusivamente na China

A decisão de a produção ser feita exclusivamente na China com certeza se revelará polémica, e é assente em dois grandes factores: 1 – os custos de produção são muito mais baixos na China do que nos países ocidentais. 2 – a China encontra-se neste momento a investir nas melhores condições e incentivos possíveis para o mercado eléctrico, não só para captar investimento estrangeiro neste emergente mercado mas também com o objectivo de combater os níveis de poluição nas suas principais cidades (que são muito altos).

Como o mercado dos Estados Unidos ou da Europa irá reagir à produção chinesa é uma incógnita (o site The Verge refere que historicamente, estes dois mercados não acolhem veículos produzidos na China). Por agora, sabe-se apenas que a BMW planeia lançar o iX3 em 2020.

 

Fonte: The Verge

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui