Blockchain nos negócios: Onde estamos atualmente, e previsões para a próxima década

O blockchain terá superado os seus obstáculos iniciais para se tornar uma tecnologia mainstream?

Para entender melhor as atitudes da indústria em relação ao blockchain, uma pesquisa recente do TechRepublic Premium mediu a percepção, o interesse e até que ponto os profissionais de tecnologia acreditam que o blockchain afetará os negócios.

A pesquisa continha as seguintes perguntas:

• Já teve alguma experiência, enquanto utilizador do blockchain, pessoal ou profissionalmente?

• Acha que em algum momento o blockchain afetará a sua indústria, positiva ou negativamente?

• Como acha que a sua indústria será afetada?

• Quantos anos considera que levará até que o blockchain tenha algum efeito, positivo ou negativo, na sua indústria?

• Em quais indústrias acha que o blockchain provavelmente terá um grande impacto?

• Que declarações se aplicam melhor ao papel do blockchain na sua empresa?

• Que efeito, se algum, considera que o blockchain terá na sua vida diária nos próximos cinco anos?

• O que considera que é necessário acontecer para que uma adesão generalizada do blockchain ocorra?

Quase um quarto dos entrevistados usaram uma criptomoeda, como a bitcoin, enquanto 64% dos entrevistados não têm experiência direta com a tecnologia blockchain.

Mais ainda, e de acordo com os resultados da pesquisa, a maioria das empresas ainda não adotou o blockchain, com apenas 10% dos entrevistados a indicar que as suas empresas estão a usar ativamente a tecnologia.

Dos entrevistados, 13% indicaram que o blockchain está no roteiro estratégico de sua organização, em comparação com 7% dos entrevistados em 2018 que indicaram que estavam “atualmente a desenvolver planos para implementá-lo de alguma forma”, sublinhando um potencial aumento no entusiasmo.

Dois terços dos entrevistados indicaram a necessidade de um caso de pratica de mercado claramente declarado estar disponível para que o blockchain obtenha adesão mais generalizada.

De entre os promotores de criptomoedas, há uma preferência de 35% em relação a uma criptomoeda apoiada pelo governo sobre uma controlada pela empresa, de apenas 20%.

No geral, os entrevistados tiveram um sentimento esmagadoramente positivo em relação ao blockchain. Uma maioria (87%) previu um efeito positivo, com 27% a prever um efeito muito positivo. Nove por cento dos entrevistados acreditam que o blockchain terá um efeito negativo na sua indústria, enquanto 4% previram um efeito muito negativo.

Fonte: TechRepublic

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here