Blackphone, o novo smartphone anti-espiões

BlackphoneMuitas têm sido as notícias sobre a forma como as autoridades norte-americanas vigiam as pessoas através da tecnologia. Inspiradas por este problema, duas empresas suíças decidiram criar um novo telemóvel anti-espionagem, o Blackphone.

O smartphone foi desenvolvido a pensar nos Estados Unidos e conta com uma série de recursos que permitem ao utilizador fazer chamadas de voz e vídeo, enviar mensagens e trocar e-mails de forma segura, de acordo com as companhias Silent Circle e Geeksphone, responsáveis pelo aparelho.

O sistema operativo do Blackphone, chamado PrivatOS e baseado no Android, foi criado por um grupo de especialistas em segurança digital contratados pelas empresas e consegue proteger os dados e comunicações do utilizador, não permitindo o acesso de nenhum programa de espionagem.

O smartphone, com um exterior semelhante a qualquer outro aparelho do mesmo género, não tem vínculo com operadoras. As empresas já anunciaram que o projeto é open source e que o sistema operativo PrivatOS será disponibilizado na internet de forma gratuita.

A apresentação oficial do Blackphone está marcada para dia 24 de fevereiro, durante a feira Mobile World Congress, em Barcelona, Espanha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here