BlackBerry não está morta: há um novo smartphone 5G a caminho

A BlackBerry foi uma marca de referência no mercado mobile, nomeadamente para os consumidores que preferiam um teclado no smartphone, o que hoje em dia é uma história do passado. As coisas não correram bem e não conseguiram fazer frente a empresas com a Apple e Samsung, começando a perder mercado e acabaram por decidir suspender o seu fabrico, sendo que em 2016, a BlackBerry cedeu a exploração da marca e respetiva produção à TCL.

No entanto, em “novas mãos” as coisas não correram melhor e no ano passado, a TCL e a BlackBerry acabaram por cortar relações. No entanto, no final da semana passada, veio a notícia de que os smartphones antigos da BlackBerry iriam perder o suporte o que os iria deixar bastante limitados. Mas se pensava que a BlackBerry já tinha acabado, não é bem assim.

Após um rompimento com a TCL em 2020, o BlackBerry fez parceria com a pouco conhecida empresa OnwardMobility para lançar um novo telefone em 2021. Depois de na semana passada ter vindo a público que os telefones antigos perderiam suporte, a equipe da Onward Mobility relembrou que no próximo ano de 2022 haverá boas notícias.

“Todos esperaram ansiosamente por informações adicionais, mas 2021 foi realmente um ano desafiador para lançar um novo telefone, muito menos um ano com as altas expectativas que estabelecemos e o fato de que queremos acertar!” a equipe da OnwardMobility escreveu: “Embora tenhamos encontrado vários atrasos que nos impediram de embarcar em 2021, forneceremos atualizações mais regulares a partir deste mês que esclarecerão e responderão a muitas das suas perguntas sobre o smartphone corporativo 5G ultrasseguro (ainda com um teclado!) que vamos trazer para o mercado.”

Eles não foram os únicos a enfrentar problemas de envio no ano passado. No meio de uma crise da cadeia de produção impulsionada pela pandemia, até a Samsung e o Google foram afetados. A Samsung, por exemplo, apenas durante esta semana anunciou o Samsung Galaxy S21 Fan Edition (FE), que normalmente teria chegada ao mercado em 2021 e não a poucas semanas do lançamento do Galaxy S22.

Ao mesmo tempo, numa era de telefones dobráveis, um telefone com teclado soa mais a um produto retro. Os problemas que levaram à adoção de telefones de ecrã completo ainda vão permanecer, como um espaço de ecrã menor, por exemplo. Porém, há vantagens nisso. Para quem gosta de fazer anotações abundantes nos seus smartphones ou enviar muitos e-mails, um teclado físico pode ser intuitivamente mais rápido do que um teclado touchscreen. Também é mais fácil digitar mensagens longas num teclado quando estamos em movimento, não importa o quão bom seja na digitação.

O tempo de OnwardMobility não é aleatório. O BlackBerry finalmente desligou nesta semana os servidores que alimentavam seus aparelhos mais antigos e clássicos, do BlackBerry 7 ao BlackBerry 10. Com a marca nas notícias por uma história não tão positiva e níveis de nostalgia em ascensão, esta nova empresa fez questão de lembrar que não estava morto. Se o telefone eventualmente chegar, não seria o primeiro BlackBerry com teclado moderno a ser lançado, com o KeyOne e o Key2 já tendo sido lançados sob TCL. Resta saber se esta nova parceria pode fazer a diferença.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui