Desde o advento da tecnologia blockchain, houve uma corrida de novas oportunidades financeiras disponíveis para investidores experientes. Entre as mais bem-sucedidos está a bitcoin, que passou de uma criptomoeda obscura para uma possível candidata ao título de moeda global. Este sucesso tem vindo a ser alimentado pela crescente adoção do criptoativo à medida que mais pessoas se familiarizam com as moedas digitais.
O Bankless Times acredita que o sucesso da bitcoin se deve principalmente ao blockchain, a tecnologia de contabilidade distribuída que o sustenta. As tecnologias blockchain oferecem uma maneira segura e eficiente de facilitar transações financeiras sem a necessidade de terceiros, como um banco ou uma instituição financeira que os valide.
Esta confiança tornou a bitcoin atrativa para investidores individuais e institucionais que procuram uma alternativa ao mercado de moedas fiduciárias.
Quando se fala de bitcoins, a pergunta de um milhão de dólares na mente de todos é quando é que este criptoativo se tornará uma moeda oficial? O Bankless Times pesquisou o assunto e comparou a taxa atual de adoção global da bitcoin com a de outras tecnologias disruptivas. Entre eles estão a energia elétrica, a internet, o smartphone e o automóvel.
E embora seja impossível dizer exatamente quando a bitcoin atingirá a adoção global, a taxa de crescimento atual sugere que tal pode acontecer nos próximos 23 anos. Isso quer dizer que a bitcoin se pode tornar num meio oficial de troca até 2045. No entanto, o Bankless Times diz que esta é apenas uma previsão e que o prazo real pode ser menor ou maior dependendo de vários fatores.
“A bitcoin é uma tecnologia disruptiva que segue um padrão de adoção da curva S”, afirma Jonathan Merry, CEO do Bankless Times.
O Bankless Times baseia a sua previsão num relatório recente da Blockware Solutions sobre a adoção da bitcoin. Este último fez projeções sobre o crescimento do criptoativo com base na média e média ponderada das curvas históricas de adoção de tecnologia.
A empresa estava otimista de que a adoção do BTC atingiria 10% da população global até 2030, baseando as suas conclusões em dois conjuntos de dados: Soma Cumulativa do Crescimento de Entidades Líquidas do Bitcoin e seu CAGR de aproximadamente 60%.