Bitcoin está com dificuldade em tornar-se mais ecológica

Para muitos a Bitcoin é apenas um investimento conveniente e potencialmente lucrativo, sobre o qual pouco ou nada se pensa para além do simples retorno financeiro. No entanto, a Bitcoin não existe no vácuo, e nos bastidores da sua criação existe uma realidade muito preocupante, que é a da poluição ambiental e do seu contributo para as alterações climáticas, principalmente a médio e a longo prazo.

Para surpresa de muitos, a Bitcoin é, na verdade, um problema ecológico bastante sério, para o qual é importante encontrar uma solução prática.

O processo que dá origem a novas moedas e verifica novas transações é chamado de mineração. O problema deste processo é que está diretamente dependente de computadores extremamente poderosos, que consomem quantidades exorbitantes de energia. Todo o processamento de ações relacionadas com a Bitcoin, e criptomoedas, no geral, exige um elevadíssimo poder computacional, o que, por sua vez, traduz-se num impacto ambiental extremamente negativo.

Ao longo dos últimos anos a Bitcoin tem conseguido reduzir a sua dependência de combustíveis fósseis, mas essa redução, ainda que significativa, está longe de ser o suficiente para fazer com que a mais popular de todas as moedas digitais deixe de representar um problema expressivo para o meio ambiente.

Esta questão tem atraído críticos de todas as áreas, desde políticos a ambientalistas, que exigem que seja encontrada uma solução para a poluição gerada pela Bitcoin. Isto tem conduzido a um esforço para tentar tornar os processos relacionados com a Bitcoin mais verdes, e de alguma forma tem sido atingido algum sucesso nessa matéria.

De acordo com a Cambridge Bitcoin Electricity Consumption Index (CBECI), em Janeiro os combustíveis alimentavam 62% da mineração Bitcoin, o que representa uma queda face ao ano anterior, onde esse valor era de 65%. O lider da CBECI, Alexander Neumueller, defende que a Bitcoin tem um forte impacto nas emissões de gases com efeitos de estufa e está ainda longe de ser tornar verdadeiramente verde.

Fonte: NBC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui