Bill Gates compara a Inteligência Artificial às Armas Nucleares

Bill Gates considera a IA (Inteligência Artificial) “promissora e perigosa” comparando a sua tecnologia às armas nucleares. O Filantropo e Co-Fundador da Microsoft, Bill Gates, compara a inteligência artificial avançada a armas nucleares, acrescentando o argumento que os Estados Unidos da América estão a perder a vantagem na corrida global de pesquisa de inteligência artificial.

“O mundo não tem tantas tecnologias promissoras e perigosas”, disse Bill Gates durante um evento em Stanford, segundo a CNET. Ele acrescentou que “não vou dizer que existem muitos exemplos de IA que melhoraram a sociedade.”

Conhecido como querer ajudar o mundo, tem esperança que a tecnologia de inteligência artificial possa ser usada para melhorar a medicina e saúde em todo o mundo. Salientando o facto dos Estados Unidos estarem a perder terreno quanto à pesquisa de inteligência artificial, comparando a outros países que estão a tentar chegar em primeiro lugar na inovação.

O funcionamento interno dos sistemas de IA atuais é impenetrável demais. “É preocupante que os sistemas de aprendizagem profunda de hoje sejam em sua maioria opacos”, disse Gates. Ele espera que alguém melhore sua “explicabilidade” sem degradar seu desempenho.

“Os EUA estavam nessa posição totalmente única para a maioria dessas tecnologias inovadoras”, disse ele. “Agora os EUA ainda são muito líderes, mas não com o mesmo domínio, do modo dominante.”

No passado, Gates também expressou preocupação sobre como a humanidade poderia lidar com uma super inteligência da inteligência artificial – como a CNET apontou.

“Estou preocupado com a superinteligência”, afirmou Bill Gates em 2015. “Primeiro, as máquinas nos ajudarão e farão muitos trabalhos para nós e não serão ainda super inteligentes. Isso deve ser positivo se o administrarmos bem. “Algumas décadas depois, porém, a inteligência é forte o suficiente para ser uma preocupação”.

Fonte

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here