Benfica contra Porto é o primeiro jogo de futebol transmitido em 5G

Depois de ter transformado o Estádio do SL Benfica no primeiro Estádio 5G em Portugal, a NOS vai mais longe e volta a fazer o que ninguém fez. Com o objetivo de demonstrar o potencial da nova geração de comunicações móveis e a robustez tecnológica do estádio, a NOS junta-se à Benfica TV para a primeira transmissão televisiva de um jogo de futebol em 5G.

O clássico da Liga NOS SL Benfica – FC Porto, que tem lugar hoje, é o primeiro evento desportivo realizado em 5G, em Portugal. A transmissão televisiva será feita com recurso a quatro telemóveis 5G, duas microcâmaras e duas câmaras profissionais também equipadas com 5G, que vão trazer inovação para o processo de realização e produção da emissão. A introdução do 5G no jogo mostra como será o futuro do broadcasting, ao tornar toda a operação mais leve e sustentável, eliminando a utilização de recursos técnicos, como servidores e cabos de ligação e de rede.

Adicionalmente, do ponto de vista do espetador que estará a acompanhar o jogo em casa, a transmissão em 5G vai acrescentar uma camada imersiva ao jogo, permitindo maior diversidade de planos, com imagens captadas a partir de ângulos até agora inacessíveis. Isto porque, graças ao 5G, equipamentos mais pequenos e ágeis, como telemóveis e microcâmaras, podem agora ser utilizados em transmissões profissionais, alargando o leque de possibilidades de filmagem.

As características únicas oferecidas pela rede 5G da NOS – mais velocidade, mais conectividade, mais fiabilidade e menos latência – vão ainda permitir aos adeptos assistir a tudo o que se passa no campo em tempo real, sem falhas, atrasos ou cortes.

Para além da transmissão dos 90 minutos de jogo, o 5G da NOS vai enriquecer a experiência televisiva através da transmissão dos momentos que antecedem o jogo, a antevisão da partida e o aquecimento dos jogadores, bem como os momentos pós-jogo, com entrevistas aos jogadores e treinadores – tudo com recurso à tecnologia mais disruptiva do século.

A operacionalização deste inovador momento televisivo exige a mobilização de uma equipa de cerca de 50 pessoas da NOS e do SL Benfica, e também de uma vasta equipa de transmissão, operadores e assistentes de produção da Benfica TV e da MEDIALUSO.

O Primeiro Estádio 5G em Portugal

O primeiro jogo 5G só é possível porque a NOS dotou o estádio do SL Benfica com a infraestrutura de rede necessária para suportar as necessidades que a nova geração de comunicações móveis vai trazerestádio do SL Benfica com a infraestrutura de rede necessária para suportar as necessidades que a nova geração de comunicações móveis vai trazer. A NOS instalou um sistema de antenas 5G em cada uma das palas do estádio, que garante a cobertura plena das bancadas, sendo complementada por um sistema de células 5G para cobertura de zonas estratégicas, como Centro de Imprensa, Camarote Presidencial ou Camarote NOS.

Quando for uma realidade, o 5G vai permitir aos mais de 65 mil adeptos que o Estádio do Sport Lisboa e Benfica comporta, uma experiência de acesso à internet móvel em média 10 vezes mais rápida, com velocidades superiores a 1 Gbps. Isto significa downloads e uploads de fotografias ou vídeos de forma quase instantânea, ou videochamadas sem qualquer interrupção, com o estádio na sua máxima capacidade. Também a capacidade da rede será maior, sendo possível processar um volume muito maior de dados

A primeira transmissão de um jogo da Liga NOS em 5G é testemunho da grande ambição da NOS e do SL Benfica em promover a diferenciação no futebol, com o 5G enquanto mobilizador de uma experiência de entretenimento nunca antes vivida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui