Para quem não conhece este nome, Battlefield é, e sempre foi, a competição de Call of Duty das EA e DICE mas, este nunca conseguiu competir com a grande franquia da Activision, muito principalmente pelos desastrosos lançamentos de títulos BF e pelas DICE e EA não ouvirem a sua comunidade e fãs acerca do que estes procuram num título BF e, o mais recente Battlefield 2042 não foi diferente.
No dia 09 de junho de 2021, após alguns leaks e rumores, a EA revela oficialmente o novo Battlefield 2042 com um dos maiores e mais épicos títulos de todos os tempos, deixando os fãs da franquia completamente ansiosos para porem as suas mãos neste grandioso título Battlefield já no final de 2021.
Apesar do elevado Hype gerado pelo trailer abaixo, após alguns atrasos por parte da DICE para lançar o título na data prometida e uma Beta simplesmente caótica e desastrosa para os jogadores, com inúmeros bugs e outros problemas, Battlefield 2042 acabou por ser um dos títulos mais desapontantes da história do gaming, caindo no esquecimento do mundo e da comunidade BF, pelo menos durante um ano, na medida em que títulos anteriores da franquia passaram a ser mais jogados.
Agora, quase dois anos após o seu lançamento, é possível afirmar que o Battlefield 2042 é um título sólido, que oferece a todos os jogadores e fãs uma experiência sólida e praticamente fiel à de um verdadeiro título Battlefield, graças a inúmeras patches e a várias seasons que trouxeram, e vão continuar a trazer, bastante conteúdo a este título da DICE.
O BF 2042 oferece uma experiência de gameplay similar aos outros Battlefields, agora muito mais estável do que no lançamento, tendo na sua base a essência da franquia, enormes guerras em enormes mapas destrutíveis onde 128 soldados (jogadores) lutam para dominar cada mapa.
Apesar da presença dos especialistas, um dos maiores problemas do título no seu lançamento, estes estão agora organizados pelo sistema clássico de classes, o que torna toda a experiência do Battlefield 2042 ainda melhor e mais de acordo com toda a franquia da EA.
Apesar disto, para quem continua a não ser fã dos especialistas, o modo Portal mantém-se fiel ao design e aspeto de soldados das classes da franquia, oferecendo também uma experiência sólida e uma jogabilidade notáveis, fornecendo XP a todos, tal como o modo All Out War do Battlefiel 2042.
Regressando ao conteúdo pós-lançamento, Battlefield 2042 já recebeu quatro seasons, cada uma com um novo grande mapa de combate, assim como novas armas, veículos, customizações, um novo especialista e ainda um evento por temporada, sendo que este suporte ainda vai durar, pelo menos, mais um ano, não havendo qualquer falta de conteúdo para quem se queira juntar ao título.
Em relação aos eventos, estes chegam a meio de cada temporada e oferecem aos jogadores um novo modo de jogo, por tempo limitado, que oferece toda uma nova forma de jogar Battlefield, assim como customizações gratuitas para os especialistas, armas e veículos, o que torna o título ainda melhor.
Em termos de gráficos e otimização, excluindo as PlayStation 4 e Xbox One, o título está num estado bastante firme, não tendo encontrado bugs durante a minha gameplay no PC ou na PlayStation 5, reportando que também os gráficos estão no ponto e a otimização também, não tendo quaisquer quedas de fps durante a minha experiência.
O único aspeto que me dá pena neste título é o Hazard Zone, o modo battle royale do mesmo. Tal como aconteceu no Battlefield V, também neste título o modo battle royale foi um enorme fracasso, sendo descartado, o que me dá pena pois o Hazard Zone era algo com potencial e que oferecia uma experiência única nunca vista em outro Battlefield.
Análise de Battlefield 2042 (PS5) — um potencial bem explorado intemporal!
Desta forma, o Battlefield 2042 é agora um título final, estável e sólido, quase dois anos após o seu anúncio oficial e lançamento, tendo suporte pós-lançamento assegurado para, pelo menos, mais um ano, valendo a pena dar uma nova oportunidade a este título da DICE pois eu dei e definitivamente não me arrependo disso.
Quase dois anos depois, este título situa-se nos 8,5 pontos bastante abaixo daquelas que eram as expetativas, mas melhor que o resultado inicial. Aliás, nós classificámos no artigo de análise (opinião) no lançamento como 9 por todo o potencial que julgávamos que este jogo viria a ter, dado que jogamos as versões beta e pensámos que isto seria apenas o início de algo grandioso na série Battlefield.