Baterias de grande duração para carros elétricos

A autonomia de baterias dos automóveis elétricos tem sido um grande tópico de discussão nos últimos anos, visto que a sua utilização cresce de dia para dia.

Agora a empresa chinesa Contemporary Amperex Technology (CATL), atual fornecedora de baterias para automóveis da Tesla, revelou estar pronta para começar o fabrico de baterias inovadoras que possuem uma duração de um milhão de milhas.

 

A mobilidade elétrica tem vindo a sofrer grandes melhorias e avanços nos últimos anos, especialmente na segunda metade da década passada. Grande parte destas melhorias foi aplicada nas baterias e na sua autonomia que nem sempre foi satisfatória para todos os condutores à escala mundial.

Com a produção e incorporação destas baterias os condutores já não terão razão para as trocar, a não ser que estas fiquem danificadas. Caso não tenha entendido o projeto da empresa chinesa, estas baterias não possuem a autonomia de um milhão de milhas num só carregamento mas sim a habilidade de serem utilizadas durante um milhão de milhas (aproximadamente 1600000 Km) algo extraordinário comparado às baterias utilizadas atualmente que possuem um duração entre 96000 Km e 241000 Km.

Apesar da inovação, já há quem encontre pontos negativos. A duração da bateria ser maior do que o tempo que o dono terá o carro em sua posse é considerada absurda, visto que o veículo acabará por ficar praticamente inutilizado devido a toda a distância conduzida.

Outro problema é o facto de que os carros elétricos ainda não conseguem competir totalmente contra os automóveis a gasolina devido às limitações da própria bateria, tais como: a autonomia da bateria, as velocidades de carregamento, os custos da unidade e até mesmo a performance em relação a certos desportivos topo de gama alimentados a gasolina.

É muito provável que estes problemas acabem por ser resolvidos até ao final desta década, acabando por diminuir consideravelmente o consumo de combustíveis fósseis; além disso a CATL já se mostrou interessada em comercializar as suas baterias a outras empresas além da Tesla. Por agora a empresa chinesa possuí um contrato de 2 anos com a fabricante americana, e já podemos esperar por estas baterias nos Tesla Model 3 num futuro próximo.

Fonte: Forbes

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui