Bancos canadianos alvos de ciberataques – informação de dezenas de milhares de clientes pode estar em risco

 

Segundo avança a Reuters, o Banco de Montreal e o Banco Imperial Canadense de Comércio comunicaram terem sido alvo de ciberataques na segunda-feira que poderão ter colocado nas mãos de hackers a informação de dezenas de milhares de clientes.

Este poderá ter sido o primeiro ataque digital significativo às instituições financeiras deste país.

O Banco de Montreal disse na segunda-feira ter sido contactado por um grupo no domingo que afirmou ter na sua posse a informação pessoal e financeira de um número não confirmado dos seus clientes. O Banco de Montreal está a levar esta comunicação a sério e afirma ter descoberto e encerrados as “exposições” que poderão ter levado à informação ter sido roubada. O Banco desconfia que se tratou de um ataque vindo fora do país e está a trabalhar com as autoridades para tentar descobrir a origem e os responsáveis.

O Banco Imperial Canadense de Comércio afirmou ter recebido um contacto semelhante, sendo que o grupo de hackers afirmou ter em sua posse a informação de 40 mil clientes da sua marca bancária Simplii. O Banco Imperial afirma que ainda não conseguiu confirmar se o ataque realmente ocorreu ou não, mas está a levar o contacto a sério. Adianta também que os clientes da sua marca principal não foram afectados.

Ambos os bancos sugeriram que os seus clientes monitorizem as suas contas para que possam detectar alguma actividade suspeita.

Os efeitos nos mercados, até agora, não foram significativos com perdas para ambos os bancos abaixo dos 0.5 pontos percentuais. Até agora, mais nenhum banco canadiano afirmou ter sido alvo de ataques.

Uma ameaça crescente

Os ataques de hacking tem aumentado no último ano. Recordamos que este ano já foi marcado pelo maior ataque digital de sempre no Japão, que custou cerca de 400 milhões de dólares ao principal mercado de troca de moedas digitais do país.

Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui