Axiom Space irá fabricar os primeiros fatos lunares do Programa Artemis

O Programa Artemis é o novo esforço da NASA em alcançar novamente a Lua. Apesar da sua primeira missão, a Artemis 1, ter passado por problemas recentes que a impediram de descolar em duas tentativas diferentes, a agência espacial continua a desenvolver arduamente este ambicioso projeto.

Uma das novidades que saiu recentemente da agência espacial foi uma nova parceria com a Axiom Space. Esta empresa privada é uma provedora de serviços e bens para a Estação Espacial Internacional. Com esta nova parceria, a Axiom Space irá desenvolver e fabricar os primeiros fatos lunares utilizados no Programa Artemis.

Apesar disto, a NASA já tinha nomeado em Junho a Axiom Space e a Collins Aerospace com produtoras oficiais de fatos lunares. Para esta nova e primeira encomenda, no entanto, a agência escolheu a Axiom para desenhar, desenvolver, certificar e produzir os primeiros fatos xEVA (Extravehicular Activity Services).

Os novos fatos serão desenvolvidos a partir dos xEMU (Exploration Extravehicular Mobility Unit) já desenvolvidos pela NASA para este projeto. A sua construção terá como objetivo acomodar uma larga variedade de tripulantes nas missões, com enorme flexibilidade e compatibilidade para várias ferramentas especializadas.

A acomodação do fato para vários tripulantes é um fator essencial para as futuras missões lunares. Em 2019 foi planeado um voo espacial que colocaria uma mulher a realizar uma caminhada espacial, no entanto foi cancelado devido à falta de equipamento especializado e pronto a acomodar a fisionomia de uma astronauta feminina. Esta situação acabou por dar mais ênfase ao desenvolvimento de fatos especializados.

O futuro produto da Axiom Space será utilizado na Artemis III, a primeira missão do programa que tocará na superfície lunar. Na realidade, os novos fatos da empresa privada estão a ser desenvolvidos especificamente para essa missão.

Após a conclusão da terceira missão do programa, o desenvolvimento e produção de novos fatos será determinado por várias competições entre a Axiom e a Collins Aerospace. Esta competição não incluirá apenas o uso na superfície lunar, mas também no exterior da Estação Espacial Internacional.

Fonte: NASA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui