Os Avatares estão preparados para aparecer no Microsoft Teams, e espera-se que a funcionalidade esteja disponível a partir de Maio. Isto é o resultado de uma actualização do roadmap oficial 365, que foi inicialmente anunciado em Novembro de 2021.
Como parte do processo, testes privados foram conduzidos com empresas selecionadas ao longo de vários meses, até à esperada Disponibilidade Geral. Isto irá permitir à maioria dos utilizadores o acesso à funcionalidade avatares e ao proporcionar-lhes-á uma experiência estável.
A plataforma Mesh de realidade mista, que foi integrada, irá oferecer aos utilizadores a opção de mostrar o seu avatar em reuniões online, em vez de um feed da sua câmera. Esta funcionalidade é baseada numa representação 3D não-fotorealista do utilizador, utilizando funcionalidades avançadas como o contacto visual e reacções.
De acordo com o anúncio oficial em novembro, será possível ativar alguns recursos avançados que ajudam na imersão, como contato visual e reações em tempo real. É importante notar que para as reações e animações em geral do avatar, a voz é suficiente, o que significa que a câmera pode ser totalmente desligada.
Os Avatares da Microsoft estão a expandir-se para além das suas ofertas anteriores para estarem agora disponíveis para as Quest. Através de uma parceria com a Meta, a Microsoft tem como objetivo estender os avatares também nos headsets Quest: na verdade, o objetivo mais amplo é criar um cliente Teams para o sistema VR de Mark Zuckerberg.
A aplicação está atualmente disponível em plataformas PC e Mac. É importante realçar que o roteiro disponível publicamente do Microsoft 365 nem sempre é 100% confiável ou seja pode haver mudanças, atrasos e outros percalços durante esse período de tempo. É sempre importante ir acompanhado as noticias e as atualizações da Microsoft para que possa estar sempre atualizado de tudo.