Avanços na robótica com impressoras 3D!

O futuro da robótica pode não passar pelo uso industrial. Pesquisadores da universidade de Linköping estão a fazer avanços na área da robótica, mas sem a parte industrial e metálica a que estamos habituados.

Quando se fala em robots as nossa mentes levam-nos logo para o típico robot pesado com braços pesados e feito de metal sólido e motores eléctricos. Talvez até o imaginemos a trabalhar numa linha de montagem de carros. Este tipo de robots tem nos ajudado muito mas apresentam muitas limitações quando comparados com as potencialidades do Ser Humano.

Mas agora existe muitos avanços na área dos robots “moles”, ou os micro robots com um corpo flexível. Trata-se de membros (os braços por exemplo) que são imprimidos a 3D usando um gel que pode ser controlado pelo robot através de mecanismos eléctricos nos mesmos.

O que torna estes robots mais interessantes é na verdade o seu tamanho. Estamos a falar de 300 x 1000 micro-metros com uma espessura de 20 micro-metros. São os micro robots mais pequenos que existem! Não nos podemos esquecer também que foi feito com a ajuda de uma impressora 3D!

Este tipo de robots podem ter muitas aplicações no futuro, sendo que uma das áreas que pode beneficiar muito com estes robots é a da saúde. Pode até ajudar os médicos nas micro cirurgias.

Claro que estes planos para o uso dos micro robots são planos para um futuro um pouco longe pois ainda existem muito trabalho a fazer. Por agora a realidade é que as impressoras 3D ajudaram a criar o micro robot mais pequeno do mundo. Agora tem que se aperfeiçoar a técnica para depois se pensar nos usos práticos desses robots.

Mas atenção, já existem micro robots criados com as impressoras 3D que têm um grande potencial para agarrar, largar e mesmo andar. Por agora os movimentos acontecem dentro de um liquido mas o objectivo é que eles aconteçam fora do liquido (ou seja, ao ar). Os primeiros passos estão dados, agora é continuar o trabalho.

Fonto: Technology.org

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here