Autenticação no Google pode ser feita através de pen USB

FIDO 2

Nos últimos tempos tem havido vários problemas de segurança de contas e a autenticação deve ser tida em conta, situação que a Google pretende resolver com uma pen USB.

A maioria das empresas que utilizam logins para entrar nos seus serviçso têm obrigado à adoção de duas verificações, muito devido às últimas informações confidenciais que surgiram na internet. Assim a Google pretende que seja adotada uma nova forma de verificação, através de periféricos externos, neste caso pens USB.

Esta autenticação só pode ser feita utilizando pens próprias, que utilizem o protocolo FIDO, no entanto esta ideia pretende aumentar a segurança dos dados pessoais das pessoas. É já a partir de hoje, 21 de outubro, que a Google permite que pens com FIDO podem ser usados para verificação de conta nos serviços da Google como Gmail, YouTube ou Google+.

Por agora, só é permitido utilizar este tipo de periféricos no browser Chrome, no entanto a própria Google convida outras empresas a adotarem o mesmo protocolo, portanto é possível que em breve vejamos outros browsers e serviços a utilizarem este tipo de segurança informática.

Além da Google, há grandes nomes parceiras da Alliance FIDO, como o Alibaba, Microsoft, Samsung, BlackBerry ou MasterCard.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here