Austrália usa drones para vigiar tubarões

Red Magic 3S

Drones vigião tubarões

As autoridades de salvamento australianas estão a utilizar drones para vigiar tubarões e assistir nadadores ameaçados pelo ataque deste poderoso predador dos mares.

Os drones equipados com câmara foram lançados esta semana como parte de um projeto piloto de patrulha da orla costeira do estado australiano de Nova Gales do Sul (NSW). Só no ano passado naquela área foram mais de 14 os ataques perpetrados por tubarões, dos quais resultou uma vítima mortal. As entidades estatais estão a incentivar o desenvolvimento de tecnologias que visem a prevenção de futuros ataques de tubarões.

O programa de drones para vigiar os tubarões recebeu um investimento inicial de 180 mil dólares e recebeu a designação de “Little Ripper”. A câmara instalada nestas pequenas aeronaves não tripuladas envia imagens para vários computadores em terra. No caso de ser necessário socorro de um ataque, os drones estão equipados com pequenas boias que podem ser lançadas à água assim como material médico, repelente de tubarões e uma balsa salva vidas que pode transportar até três pessoas.

Os drones Vapor 55 conseguem permanecer no ar até 150 minutos e receberão em breve uma atualização de software que permitirá reconhecer diversas espécies de tubarão.

Fonte: Daily Telegraph

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here