Audi lança competição de carros autónomos

Autonomous Driving Cup

A Audi lançou a Autonomous Driving Cup, uma competição destinada a Universidades e que terá como protagonistas modelos à escala 1:8 do SUV Q5 capazes de correr sozinhos.

O palco para a realização desta corrida serão as instalações do museu da Audi em Ingolstadt. As oito universidades que aderiram ao repto têm nas mãos o desenvolvimento de toda a programação dos carros de forma a que possam conduzir sozinhos em pista, uma espécie de corrida com pequenos carros que se guiam por si num circuito.

Os pequenos carros, construídos à escala, utilizam um grande conjunto de sensores e estão equipados com motorização elétrica. A pista difere de um autódromo real por apresentar condições de utilização idênticas à do trânsito real como por exemplo cruzamentos, obstáculos e sinais de trânsito que os carros terão de suplantar sem colidir.

Entre os desafios a competição inclui também pontuações para manobras de estacionamento e aplicação do travão de emergência quando surgem imprevistos.

Os prémios são atrativos: 10 mil euros para o vencedor, 5 mil euros para o segundo classificado e mil euros para quem completar o pódio.

Cada equipa é constituída por cinco alunos que receberam o kit e o software em bruto que terão de modelar. Entre as universidades que se apuraram para o desafio final estão: a Universidade Albert Ludwig de Freiburg, o Centro de Pesquisa para Informação Tecnológica FZI de Karlsruhe; a Universidade Friedrich Alexander University de Erlangen-Nuremberga, o Instituto de Tecnologia de Nuremberga; a Universidade de Ciências Aplicadas de Leipzig e de Ingolstadt; a Universidade Técnica de Munique e as Universidades de Bremen e de Würzburg.

Fonte: Audi Autonomous Driving Cup

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here