Audi (híbrido) off-road completou prova de resistência do Rali Dakar

Depois do interesse súbito na F1, o grupo Volkswagen tem diversificado as “frentes de ataque” no desporto automóvel. O escândalo dieselgate que afetou inúmeros automóveis de ambas as fabricantes da equipa Volkswagen AG motivou a que cada marca adotasse uma posição radical na modernização das suas infraestruturas e tecnologias existentes, (quase) esquecendo a era híbrida e passando diretamente para a mobilidade elétrica. Agora, a Audi tenta a sua sorte com o novo projeto que tem em mãos, o RS Q E-Tron que pretende vencer o Rali Dakar.

Os bávaros da Audi têm estado a desenvolver arduamente o próximo veículo de competição para a temporada de 2022 do Rally Dakar, procurando um objetivo único na história desta competição — serem a primeira equipa/construtora a vencer a competição com um veículo eletrificado —, bem sabemos o porquê, não é verdade? As dificuldades prendem-se, entre muitas outras, com a durabilidade e resistência aos mais adversos ecossistemas e ciclos climáticos onde decorre a prova.

De modo a avaliar a resiliência de todo o projeto, a Audi resolveu realizar um teste de resistência de oito dias em Saragoça, em Espanha, para avaliar o desempenho do veículo híbrido off-road em condições reais, em tudo idênticas às quais se depara durante uma das provas mais exaustivas e fisicamente intensas do mundo.

Para isso, os germânicos reuniram três equipas, de dois pilotos cada, para percorrer 1.700 quilómetros de terra-batida (com inúmeros desafios pelo meio). Em pisos menos dinâmicos, o RS Q E-Tron alcançou velocidades de 180 km/h — o que impressionou os pilotos de teste — mas que permitiu evidenciar as fragilidades com o objetivo de sanar os problemas.

O Audi possui um sistema de transmissão elétrico com dois motores migrados diretamente da Fórmula E e modificados pela própria equipa. Trazendo também um conversor de energia com motor TFSI para carregar a bateria durante a condução e nas travagens, já que não se encontrariam postos de recarga no meio de um rali. Para o próximo mês de setembro, a Audi levará o modelo para as dunas, pela primeira vez, para assim ver daquilo que é capaz efetivamente o 4×4.

Fonte Engadget

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui