Audi e-Tron PB 18 é um supercarro de corrida diferente

A companhia automobilistica alemã, Audi, é conhecida pelos seus veículos de luxo de média e alta gama. Audi e-tron PB 18 é um concept car, no entanto, não é um conceito de luxo qualquer. Uma das particularidades deste carro, é ter espaço para guardar bagagem.

Antes da inauguração final do SUV modelo e-Tron, a construtora aproveitou as celebrações do veículo na pista de Laguna Seca para revelar o seu supercarro elétrico, o PB 18. O mais recente veículo conta com mais de 600 cavalos de potência e um assento para o motorista localizado no centro do veículo.

Concept do Audi e-Tron PB 18 (dianteira)

A acompanhar o artigo, a opinião do presidente da Audi of America. “Audi é uma marca de automobilismo de corrida. Uma marca de dinamismo”. De facto, o PB 18 personifica esse espírito. Apesar de o assento se localizar no centro, o condutor necessita de entrar no veículo pelo lado esquerdo como em qualquer veículo atualmente em produção. Uma vez sentado, o condutor, o painel de instrumentos, o volante e os pedais movem-se automaticamente em direção ao centro do carro. Simples.

Tudo isto se torna possível graças ao sistema “drive by wire”. Tanto a direção, a aceleração como a travagem são controlados eletronicamente por computadores em vez de ser por componentes mecânicos. Por sua vez, o painel de controlo do veículo (velocidade, rotações, entre outros) faz parte de uma tela OLED transparente. O facto de ser transparente é uma vantagem, uma vez que, se o automóvel permite grandes velocidades, o principal objetivo do condutor deve ser olhar para a estrada e não para o painel.

Concept do Audi e-Tron PB 18 (interior)

O veículo foi projetado para poder ser configurado com dois assentos. Contudo, se o fizer, perderá a possibilidade da cadeira do motorista se mover para o meio, mas irá usufruir da companhia do seu amigo(a).

Isto sim, é rapidez. O automóvel tem um sistema de tração às quatro rodas com três motores elétricos (dois na traseira, um na dianteira) que permitem debitar uns modestos 670 cv e 830 Nm (Newton-metro) de torque (612 libras de torque). Audi afirma que consegue que o seu veículo atinja os 100 km/h (60 mhp) em menos de dois segundos.

Concept do Audi e-Tron PB 18 (traseira)

A bateria de 95 kWh tem um alcance de, aproximadamente, 500 km (310 miles) e está preparada para carregamento rápido, permitindo que o veículo esteja completamente carregado em 15 minutos. O supercarro da Audi suporta também o AWC (Audi Wireless Charging), através da colocação de um dispositivo no chão da garagem (com um tamanho aproximado ao de uma almofada). A bateria foi colocada atrás do condutor para uma distribuição ideal do peso com um baixo centro de gravidade.

Apesar do veículo ser um aglomerado de performance e tecnologia, a Audi diz que o carro está em casa e fora da pista. Na realidade, este carro tem um hatchback (porta-bagagem integrado) que permite colocar a sua bagagem no porta-malas para uma viagem de fim de semana que não envolva os horários das viagens, claro. Isto é, a menos que esteja de férias na pista.

Infelizmente, é muito pouco provável que este tipo de automóvel/supercarro desportivo chegue aos showrooms do público em geral. No entanto, a maior parte da tecnologia encontrada neste veículo poderá chegar aos automóveis em produção nos próximos anos, conforme a transição da Audi para veículos mais eletrificados.

Fonte Engadget

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here