Atualizações no Reddit, Linkedin e Tik Tok

Red Magic 6S

O sistema operativo iOS 14, uma das maiores atualizações da Apple em termos de sistema operativo, tem uma ferramenta de segurança, que permite ao utilizador saber que a aplicação está a copiar informação do clipboard sem a sua permissão.

Apesar de não parecer uma grande inovação, mas pense no número de vezes que copia passwords de um ficheiro para aceder a uma conta ou até o número do cartão de crédito que precisa para efetuar uma compra on-line. Toda essa informação fica disponível no clipboard.

Desde que a versão beta do iOS 14 foi desenvolvida, que foi revelado que várias aplicações copiam informação do clipboard. Nomeadamente as tão conhecidas aplicações Reddit, LinkedIn, Tik Tok e tantas outras aplicações, são algumas daquelas que apanharam este alerta do IOS 14.

Apesar do LinkedIn e o Reddit afirmarem que se trata de um “bug” enquanto o Tik Tok definir a situação como publicidade as aplicações vieram anunciar que irão proceder as atualizações de modo a parar o aceso ao clipboard.

Após esta quebra de segurança ter sido detectada, foi elaborado um relatório detalhado posteriormente publicado em Março. Neste relatório é explicado como em versões anteriores de iOS e iPadOS, as aplicações tinham acesso ao clipboard livremente, e o porque de ser uma falha de segurança. Este relatório tem uma lista de aplicações bastante populares que tem acesso ao clipboard, sendo que esta lista é frequentemente actualizada cada vez que um programador resolve o problema.

Enquanto que é fácil pensar que as aplicações que estão a copiar o conteúdo disponível no clipboard não servem para muito, será melhor pensar que se deve a um erro de programação, erro esse que alguns entendidos descrevem como “sloppy programming”.

Ficará pois ao critério de cada um escolher caso a aplicação em causa não tenha sido atualizada e ainda tenha acesso ao clipboard, pode removê-la do dispositivo até que esteja disponível uma atualização.

Fonte: MacWorld

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here