Atualizações no Reddit, Linkedin e Tik Tok

O sistema operativo iOS 14, uma das maiores atualizações da Apple em termos de sistema operativo, tem uma ferramenta de segurança, que permite ao utilizador saber que a aplicação está a copiar informação do clipboard sem a sua permissão.

Apesar de não parecer uma grande inovação, mas pense no número de vezes que copia passwords de um ficheiro para aceder a uma conta ou até o número do cartão de crédito que precisa para efetuar uma compra on-line. Toda essa informação fica disponível no clipboard.

Desde que a versão beta do iOS 14 foi desenvolvida, que foi revelado que várias aplicações copiam informação do clipboard. Nomeadamente as tão conhecidas aplicações Reddit, LinkedIn, Tik Tok e tantas outras aplicações, são algumas daquelas que apanharam este alerta do IOS 14.

blank

Apesar do LinkedIn e o Reddit afirmarem que se trata de um “bug” enquanto o Tik Tok definir a situação como publicidade as aplicações vieram anunciar que irão proceder as atualizações de modo a parar o aceso ao clipboard.

Após esta quebra de segurança ter sido detectada, foi elaborado um relatório detalhado posteriormente publicado em Março. Neste relatório é explicado como em versões anteriores de iOS e iPadOS, as aplicações tinham acesso ao clipboard livremente, e o porque de ser uma falha de segurança. Este relatório tem uma lista de aplicações bastante populares que tem acesso ao clipboard, sendo que esta lista é frequentemente actualizada cada vez que um programador resolve o problema.

Enquanto que é fácil pensar que as aplicações que estão a copiar o conteúdo disponível no clipboard não servem para muito, será melhor pensar que se deve a um erro de programação, erro esse que alguns entendidos descrevem como “sloppy programming”.

Ficará pois ao critério de cada um escolher caso a aplicação em causa não tenha sido atualizada e ainda tenha acesso ao clipboard, pode removê-la do dispositivo até que esteja disponível uma atualização.

Fonte: MacWorld

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here