Atualização do Whatsapp no Brasil já permite transferência de dinheiro

De acordo com a agência noticiosa Reuters, os pagamentos via Whatsapp estão disponíveis desde já novamente no Brasil. A secção de chat da aplicação detida pelo Facebook relançou a funcionalidade um ano após ter sido disponibilizado nesse mesmo país. Aliás, foi o Brasil que serviu de arranque para que os pagamentos móveis via WhatsApp fossem possíveis noutros países, sendo que a India foi o país seguinte a receber a mesma funcionalidade.

Aqui, o banco central obrigou à suspensão do serviço pouco depois de ter sido lançado no país. A autoridade bancária apenas deu ao WhatsApp a permissão para utilizar o sistema Visa ou Mastercard durante o último mês de Março mas não sem antes certificar-se de que todos os requisitos eram cumpridos.

De acordo ainda com um anterior relatório também ele adiantado pela Reuters, o Whatsapp tentou evitar ser categorizado como um serviço financeiro baseando-se nas atuais licenças bancárias do sistema Visa e Mastercard.

Foram assim notificados todas as entidades bancárias para que suspendessem transferências de dinheiro através da aplicação. Quanto ao serviço de chat, a empresa parceira teve de criar uma unidade designada por Facebook Pagamentos do Brasil, a qual encontra-se de momento regulada pelo banco central.

Apesar da funcionalidade ter voltado a estar ativa no Brasil, a mesma ainda não se encontra disponível para todos. Para já, apenas um número limitado de utilizadores terá acesso a esta funcionalidade, sendo que posteriormente outros convites irão ser enviados para um maior número de pessoas.

Os utilizadores somente poderão transferir entre si 5000 Reais, aproximadamente 918 dólares por mês livres de qualquer imposto. Uma transferência de 1000 Reais é o limite financeiro para cada transferência bancária, sendo que não se pode efetuar mais do que 20 transferências por dia.

De momento o WhatsApp apenas pode processar transferências ponto-a-ponto, mas que acima de tudo serve para ajudar pequenos comerciantes. Negócios locais no Brasil e India têm vindo a utilizar a ferramenta de chat como meio principal do seu comercio online, sendo que agora, os pagamentos seriam supostamente para ajuda-los mais facilmente a aceitar pagamentos digitais.

Fonte: Engadget