Já há algum tempo que não se tem falado da possibilidade de piratear as consolas para permitir jogos piratas, mas isso aconteceu recentemente na Plasytation 4. Um trio de hackers conseguiu aproveitar uma falha na Playstation 4 para rodar um novo kernel, isto é, é possível jogar cópias nõa autorizadas do jogo na consola da geração passada.
O Jailbreak, nome muito utilizado em relação aos iPhones, foi apelidado de “pOOBs4”, foi criado pelos hackers SpecterDev, ChendoChap e Znullptr, com a ajuda de Sleirsgoevy, que divulgou um exploit de navegador de webkit, e TheFloW, que descobriu um bug real do sistema de arquivos que permite explorar isso para ter o jailbreak.
O jailbreak requer acesso à rede e uma chave USB contendo um arquivo especial. Depois de executado, a consola fica livre para receber um firmware personalizado para usufruir de cópias nõa originais, como o Mir aProject ou o GoldHEN, disponíveis no Github.
O primeiro indício de que algo estava a acontecer nesta área foi divulgado um dia antes, quando o SpecterDev publicou um tweet com um vídeo que mostrava um firmware personalizado a rodar na versão 9.00 do firmware da PlayStation 4. Algumas horas depois, Znullptr também comentou que o exploit era real e que esta falha também poderia ser utilizada na mais recente Playstation 5, no entanto, o firmware personalizado ainda não foi criado porque o seu criador ainda não tem uma consola de nova geração para explorar (que certamente a Sony espera que isso não aconteça).
Mas se havia dúvida se o firmware fosse real, o mesmo já foi divulgado no Github, sendo que esta descoberta destaca-se.
“pOOBs4” não é a primeira vez que hackers ganham a capacidade de executar código na PlayStation 4, mas é definitivamente o mais notável porque exploits anteriores exigiam que se mantivesse a consola em suas versões de firmware mais anteriores que a maioria das pessoas já havia deixado para trás. Como resultado, apenas um pequeno subconjunto de consolas do PlayStation 4 era explorável a qualquer momento, sendo que os jogos mais recentes não funcionam com firmwares mais antigos.
Em contraste, o firmware da versão 9.00 agora explorada acabou de ser lançado a 15 de setembro, sendo que a versão 9.03 a um de dezembro. Assim, isto significa que todos os proprietários de Playstation 4 que não tenham atualizado as suas consolas nas últimas duas semanas poderão utilizar este novo jailbreak. Sem ainda comtemplar a suposta possibilidade de utilizar esta falha na Playstation 5.