Atenção: Samsung Galaxy Store também disponibiliza aplicações com malware

Já sabemos que existem os smartphones são um alvo dos hackers nos dias de hoje, até porque alojam muita informação pessoal e importante de cada utilizador. E se é verdade que no Android existem diversos avisos quando tentamos instalar uma aplicação fora das lojas de aplicações, para reduzir que se instale aplicações maliciosas, infelizmente também surgem dos sítios de onde pensamos que seja seguro.

É verdade que as lojas de aplicações têm reforçado a segurança, mas também têm demonstrado falhas e nem a principal loja de aplicações Android, a Play Store, se safa. E o da Samsung também não. O mercado de aplicativos da Samsung, a Galaxy Store, que vem pré-instalado nos smartphones da marca, parece abrigar aplicativos de streaming de filmes com malware, descobriu o Android Police.

Vários clones do agora extinto aplicativo de streaming de filmes Showbox hospedado na Galaxy Store podem ser potencialmente perigosos. De acordo com o analista de segurança móvel linuxct, embora esses aplicativos possam não ser prejudiciais por si próprios, eles parecem estar armados com uma tecnologia que pode permitir que baixem e executem malware.

O problema veio à tona quando um jornalista do site, Max Weinbach, descobriu que pelo menos cinco dos copycats do Showbox eram possivelmente maliciosos após avisos do Play Protect do Google e isso levou a publicação a conduzir uma investigação.

Uma análise feita por meio do serviço online de varredura de vírus e malware Virustotal mostrou que algo é definitivamente suspeito. Alguns dos aplicativos também pedem permissões excessivas, incluindo acesso a registros de chamadas.

O outro problema é que o Showbox tinha a reputação de ser uma ferramenta pirata e há poucas chances de que os clones que estão na Galaxy Store não estejam infringindo direitos autorais. Nenhum desses aplicativos pode ser encontrado na Play Store do Google.

Como a Galaxy Store não mostra uma contagem de instalações, é difícil saber quantas vezes os aplicativos em questão foram baixados, mas se olharmos as centenas de comentários dessas aplicações, verificamos que alguns mencionam avisos de malware.

A Samsung ainda não comentou as descobertas. Portanto, é melhor verificar quais as aplicações que fez download da Galaxy Store e se estão nesta lista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui