Ataque de ransomware leva ao fecho temporário da rede de supermercados 7-Eleven

175 lojas 7-Eleven na Dinamarca tiveram de encerrar no início desta semana devido a um ataque de ransomware. A notícia está no Trip Wire.

Toda a rede dinamarquesa teve de fechar portas depois das caixas registadoras e sistemas de pagamento terem ficado comprometidos na sequência do ataque.

Inicialmente, a divisão dinamarquesa da 7-Eleven não disse que um ataque de ransomware era o responsável pelos seus problemas, tendo simplesmente descrito o incidente como um ataque de hackers: “suspeitamos que fomos vítimas de um ataque de hackers. Não podemos usar as caixas registadoras nem aceitar pagamentos. Portanto, estamos fechados até sabermos a extensão do ataque”, justificou a empresa.

Jesper Østergaard, CEO da 7-Eleven Dinamarca, disse a uma emissora de TV local que a primeira indicação de que a empresa tinha sido alvo de hackers veio quando a equipa de colaboradores informou que não conseguia processar os pagamentos: “as caixas registadoras simplesmente deixaram de funcionar em todas as lojas e os funcionários começaram a reportar esse problema. Foi algo que nunca nos tinha acontecido”.

Apesar da cadeia de supermercados estar a trabalhar com investigadores da polícia, a maioria das lojas já reabriu entretanto.

A 7-Eleven Dinamarca não partilhou muitos pormenores técnicos sobre o ataque, pelo que se desconhece que a família de ransomware terá causado a interrupção, nem como conseguiu violar a proteção de segurança da 7-Eleven. Desconhece-se, igualmente, qual o valor pedido para o resgate ou se a empresa o vai pagar.

A rede de supermercados, muito popular em vários países, garante que só mesmo a cadeia da Dinamarca foi comprometida no ataque. De recordar que a 7-Eleven não é foi a primeira cadeia de supermercados a ter lojas fechadas após um ataque de ransomware. No final do ano passado, por exemplo, a cadeia de supermercados britânica Spar teve as suas caixas registadoras desativadas em mais de 300 agências.

No início do ano, em ataques separados, as filiais suecas da Coop foram forçadas a fechar após serem atingidas, e um ataque a uma cadeia de supermercados holandesa resultou na escassez de queijo no país.

Fonte: Trip Wire

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui