Ataque ao Snapchat atinge 4,6 milhões de utilizadores

SnapchatUm grupo de hackers terá conseguido entrar na base de dados do serviço de mensagens instantâneas Snapchat e roubar dados de 4,6 milhões de utilizadores.

O ataque aconteceu apenas dias depois de o serviço ter anunciado que estava a corrigir uma falha de segurança que daria acesso à informação pessoal dos utilizadores.

Contudo, a ação do Snapchat não foi suficientemente rápida ou eficaz, tendo em conta que o site SnapchatDB publicou uma enorme lista de dados que inclui os usernames e números de telefone de milhões de utilizadores norte-americanos do serviço. Ainda assim, os últimos dois dígitos de cada número de telefone foram alterados pelos hackers antes da publicação.

O objetivo seria, aparentemente, mostrar ao público como é fácil obter informação pessoal através deste tipo de serviços. “Esta informação foi adquirida através da vulnerabilidade do Snapchat entretanto corrigida e está a ser partilhada com o público para sensibilizar as pessoas. A empresa mostrou-se relutante em reparar a falha antes que fosse tarde de mais e as companhias a quem confiamos a nossa informação deviam ser mais cuidadosas”, disseram os piratas informáticos. Entretanto, o site foi suspenso.

Contudo, o grupo, que decidiu proteger as vítimas por agora ao mostrar números de telefone alterados, disse que poderá vir a publicar os dados originais se as circunstâncias certas se reunirem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui