Foi no início do ano que a Asus apresentou pela primeira vez, este equipamento protótipo já olhando para a sua produção e venda no mercado, sendo que foi no passado mês de julho que, em Portugal, tivemos a incrível oportunidade de podermos ter umas primeiras impressões do computador. Foi agora, durante a IFA que vai decorrer em Berlim, que a marca de Taiwan anunciou o lançamento global, bem como o seu preço.
A verdade é que, não há quaisquer dúvidas: o computador é incrível, é surpreendente, é futurista e pode ser o futuro dos dobráveis, mas, como já esperávamos, é, também, incrivelmente caro. Mas, não é por isso que não vai chegar ao mercado e também estará à venda em Portugal. Mas, não sei se já disse, é caro.
A ASUS trabalhou em estreita colaboração com a Intel e a BOE Technology Group para conceber este novo Zenbook, dotado do maior ecrã dobrável de sempre e também o primeiro portátil OLED dobrável de 17.3” do mundo.
O design de dobragem oferece dois tamanhos de ecrã OLED num só dispositivo: um ecrã tátil amplo 4:3 de 17.3” 2.5K que se dobra no meio para criar dois ecrãs de 3:2 de 12.5” ininterruptos com a resolução 1920×1280. Combinado com o teclado e touchpad Bluetooth ASUS ErgoSense de tamanho integral, o design dobrável proporciona a versatilidade de múltiplos modos – PC, Portátil, Tablet, Teclado no ecrã, Livro e Extensão.
Para entretenimento envolvente, o ecrã tátil OLED dobrável com Validação PANTONE – que é também certificado pela TÜV Rheinland para o cuidado dos olhos e dispõe de uma gama de cores 100% DCI-P3 – é acompanhado pela tecnologia Dolby Vision HDR para uma qualidade de imagem ultraviva juntamente com áudio envolvente Dolby Atmos com um potente sistema de som de quatro altifalantes certificados pela conceituada Harman Kardon.
Para capacidades inteligentes de próxima geração, a câmara HD IR funciona em conjunto com o Windows Hello e o novo chip Intel Visual Sensing Controller permite várias novas funcionalidades alimentadas por IA, incluindo deteção de presença do utilizador; um sensor de cor integrado para ajuste automático do brilho e temperatura da cor do ecrã; e uma webcam de 5 MP com tecnologia ASUS 3D Noise Reduction para chamadas de vídeo mais nítidas.
Para garantir uma performance e conectividade sem esforços, inclui o mais recente processador Intel Core i7 Série U da 12ª geração, gráficos Intel Iris Xe e duas portas USB-C Thunderbolt 4, que suportam o carregamento rápido da bateria de 75Wh e ligações a ecrãs externos.
Concebido em colaboração com a Intel, o design do Zenbook 17 Fold OLED vai satisfazer os requisitos de um portátil Intel Evo através das especificações de hardware da Intel e de objetivos de experiência chave para a velocidade de resposta, despertar instantâneo, autonomia da bateria, carregamento rápido e colaboração inteligente.
Hoje, então, a Asus aproveit o seu evento da IFA para anunciar a chegada ao mercado deste incrível computador nos próximos meses, ainda náo há uma data exata, sendo que o prçeo inicia-se a partir dos 3.999€. Caro, mas há computadores bem mais caros. E este é simplesmnete surpreendente.