Os principais fabricantes de Motherboards reagiram à apresentação oficial dos processadores Intel Core Gen14, lançando uma série de novos modelos que maximizam o desempenho desta nova geração de processadores de alto desempenho para desktops. Esta nova geração de processadores é conhecida como ‘Raptor Lake Refresh’.
Depois de analisar as novidades da GIGABYTE, hoje é a vez de outro grande player do setor, a ASUS. Ambas as empresas suportam estes processadores nas suas placas Z790 e Z690 existentes, através da atualização correspondente da BIOS. No entanto, é evidente que as novas versões estão especialmente otimizadas desde o início, incorporando novas tecnologias e funções adicionais que serão de interesse para os utilizadores entusiastas a quem esta plataforma se destina.
A ASUS apresentou sete versões diferentes sob as séries ROG Maximus (três modelos Dark Hero, Apex Encore e Formula); ROG Strix com outras três e a TUF Gaming Z790-Pro WiFi. Todas equipadas com o chipset Z790 da Intel, usam o socket LGA 1700 e apresentam como grande novidade o suporte para o novo padrão de conectividade sem fio Wi-Fi 7.
Além disso, aumentam a velocidade da memória RAM suportada e inovações como o DIMM Flex que facilita a montagem, bem como incluem um maior número de conectores para equipar SSDs PCIe 5.0 e 4.0. Claro, todas permitem e facilitam o overclocking da CPU e da gráfica integrada nos modelos onde está ativada, além das possibilidades da RAM que alcança níveis estratosféricos.
A estrela da nova gama de placas-mãe da ASUS é a ASUS ROG Maximus Z790 Dark Hero. Em formato ATX, suporta até 192 Gbytes de memória DDR5 com 4 slots DIMM. Dispõe de dois slots PCIe 5.0 x16 e um PCIe 4.0 x4. Para armazenamento, soma um conector PCIe 5.0 e quatro PCIe 4.0. Suporta uma grande quantidade de portas para a parte traseira e a frontal da torre onde se monta, incluindo dois Thunderbolt 4 e um monte de portas USB Tipo-C e outros.
Inclui uma saída Ethernet LAN 2,5 Gb, embora a maior novidade aqui seja um chip Intel para suportar a próxima geração do padrão sem fio Wi-Fi 7. Inclui um ROG SupremeFX para o som e para aumentar a CPU com garantias, conta com um regulador de voltagem de 20+1+2 etapas de potência.
O resto dos modelos também são bastante impressionantes e mantêm as características e suporte geral para aproveitar ao máximo os Intel Core Gen14. Cada um é destinado a um público-alvo e, por exemplo, se você aposta no overclocking, a ROG Maximus Z790 Apex Encore foi a série usada pela ASUS para levar os processadores Intel acima dos 9 GHz e a memória acima dos 8400 MT/s.
Cada placa-mãe é projetada para um público-alvo específico, oferecendo uma variedade de recursos e tecnologias para atender às necessidades dos utilizadores. A inclusão do suporte para Wi-Fi 7 e a capacidade de suportar altas velocidades de memória RAM são particularmente notáveis. No entanto, é importante notar que essas placas-mãe não serão baratas, pois são destinadas a montar os PCs de grau entusiasta mais avançados.
Fonte: Asus