Associação pretende resposta sobre o que Apple e Google fazem com dados da app COVID-19

Apesar de só ser oficialmente apresentada hoje, a app COVID-19 já foi descarregada mais de 50 mil vezes. Por isso a associação D3 quer saber quanto custou a aplicação e como é que as gigantes tecnológicas vão lidar com os dados dos utilizadores. A Associação D3 – Defesa dos Direitos Digitais tem várias dúvidas sobre a aplicação designada “Stayaway Covid”. A aplicação, gratuita, é, neste momento, a mais popular na loja portuguesa de aplicações Google Play.

A app anti-Covid também está em destaque na Apple Store. Na loja portuguesa da Apple a aplicação é a primeira entre as aplicações de medicina e também lidera o ranking de transferências das apps grátis.

“Porque não está disponível o código que mostra o que Apple e Google fazem com os dados? Quais têm sido os esforços do Governo para assegurar transparência total por parte destas entidades?”, questionou a D3 em comunicado lançado hoje, 1 de setembro, onde também manifesta as suas dúvidas sobre o eventual financiamento público da app.

“A gravidade da pandemia impõe que não andemos a brincar às apps. Os recursos existentes devem ser colocados à disposição dos métodos que sabemos funcionar, e não para financiar aventuras tecno-fantasiosas de uma app que virá salvar a situação”, disse em comunicado Ricardo Lafuente da D3.

A D3 também tem dúvidas sobre o impacto no dia-a-dia das pessoas que receberem um alerta por terem tido um contacto de risco. “Se uma pessoa for notificada, com a app a recomendar o seu isolamento, existe justificação de falta ao trabalho, a um exame, a aulas, a reuniões?”

Por último, a D3 questiona o que “acontece se se concluir que a app não serviu para nada, como as experiências lá fora estão a evidenciar?”.

A aplicação é apresentada nesta terça-feira no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), num evento que vai contar com presença do primeiro-ministro, António Costa, do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e da ministra da Saúde, Marta Temido.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here