As taxas de transferência de dados em cabos de fibra óptica podem ser drasticamente aumentadas com essa nova descoberta

College London descobriu uma maneira de aumentar drasticamente as taxas de transferência de dados em cabos de fibra óptica.  A nova descoberta, se implementada, poderia aumentar radicalmente a largura de banda das redes de backhaul e, em última análise, as velocidades da Internet nas residências, levando a novos e melhores negócios de banda larga ultrarrápida.

A equipe de pesquisa liderada pela Dra. Lidia Galdino conseguiu transferir dados ‘em uma gama maior de cores’ do que normalmente é usado em cabos de fibra óptica para aumentar significativamente as taxas de transferência de dados.

De acordo com os cientistas, eles alcançaram uma  velocidade recorde de  178,08 terabits por segundo (Tbps) em um loop de fibra óptica monomodo de 40 km em um laboratório.

Governação da Internet

Novo recorde

Os cientistas usaram amplificadores híbridos discretos Raman e fibra dopada com terras raras para permitir o ganho de sinal de banda larga sem lacunas espectrais entre as bandas de amplificação.

Os pesquisadores disseram que para lidar com uma dependência significativa do comprimento de onda da SNR (que era resultado dos parâmetros da fibra e do método de amplificação híbrido), eles precisavam otimizar o sinal para cada SNR, comprimento de onda e banda de transmissão.

178,08 Tbps é igual a 22,25 TB / s, o que significa mais de 222 discos Blu-ray Ultra HD. Para colocar o número em um contexto mais apropriado, o cabo mais rápido do Google entre o Japão e a costa oeste dos Estados Unidos transfere dados a uma velocidade de  60 Tbps  e custou US $ 300 milhões para ser construído há vários anos.

Se o método descoberto pela equipe UCL puder ser implementado de forma comercialmente viável, ele pode ser prático para construir redes de backhaul usadas para conectar torres 4G e 5G, datacenters, lojas e residências.

Potencialmente, isso significa que os provedores podem oferecer velocidades mais altas para negócios de banda larga sem fio e com fio. Infelizmente, não está claro quando isso pode acontecer.

Fonte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui