As portas USB-C dos MacBook Pro não suportam o novo padrão para carregamento rápido

Um relatório, aparentemente, responde a uma questão em aberto sobre as portas USB-C do novo MacBook Pro: se elas suportam ou não o novo padrão USB PD 3.1 EPR necessário para carregamento rápido. Infelizmente, as notícias não são boas. Embora haja uma especificação que suporta as tensões mais altas necessárias, os novos modelos de MacBook Pro não a suportam…

Quando os padrões USB-C foram desenvolvidos, havia um padrão específico para carregamento, conhecido como USB-C Power Delivery (PD). Isso permitiu que a energia fosse fornecida por cabos USB-C de até 100W.

Isso era bom na época, mas com laptops de maior potência a caminho, mais energia era necessária. Um novo padrão foi desenvolvido para oferecer suporte ao fornecimento de energia até 240W, e a Apple foi fundamental para isso.

blank

Este novo padrão é conhecido como USB PD 3.1 Extended Power Range (EPR). Isso fornece até 48 V a 5 A, suportando qualquer coisa até 240W.

O novo carregador MacBook Pro de 16 polegadas da Apple usa o novo padrão USB PD 3.1 EPR e é – até onde posso ver – o primeiro carregador do mercado a fazer isso. A implementação da Apple é limitada a 28v.

As portas USB-C do MacBook Pro não suportam carregamento rápido

Um post no Reddit do engenheiro USB-C Benson Leung ontem notou que ainda não há um cabo USB-C para USB-C que suporte EPR, então o carregamento rápido está disponível apenas através da nova porta MagSafe 3.

“A Apple foi fundamental ao propor os novos níveis de voltagem de 28 V, 36 V e 48 V aos grupos de trabalho do USB, então faria sentido que eles estivessem planejando lançar a primeira implementação. No entanto, ainda não existe um cabo C para C classificado nos níveis EPR. A Apple está usando um cabo proprietário para MagSafe.”

No entanto, Jason Snell diz que a falta de um cabo adequado não é o único problema. “Nos modelos de 16 polegadas – todos com adaptador de 140 W – você só pode fazer carregamento ultrarrápido via MagSafe. Embora exista uma nova especificação que permite níveis de entrega de energia muito mais altos nas portas USB, as portas Thunderbolt 4 / USB 4 no MacBook Pro não a suportam. Você ainda pode carregar por meio dessas portas, é claro – mas não na velocidade ultrarrápida.”

Snell não indica uma fonte para esta informação, mas é improvável que faça uma declaração definitiva sem fatos concretos.

A explicação provável é que o padrão EPR é muito novo, então nenhum fornecedor ainda fez portas USB-C que o incorporem – ou, pelo menos, não nos volumes de que a Apple precisa. Alguns até expressaram surpresa pelo fato de a Apple ter conseguido incluí-lo no novo porte MagSafe.

Este último fato é explicado pelo fato de que a empresa teve um acompanhamento interno no desenvolvimento do padrão, então foi capaz de criar um cabo proprietário compatível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here