Devido ao vírus COVID-19, as pessoas estão todas recolhidas em casa, seja a trabalhar, a estudar ou simplesmente a passar o tempo, faz com que os grandes da tecnologia mudem um pouco as suas estratégias.
Neste caso, foi o conhecido gigante da tecnologia, a Google, que fez algumas alterações de modo a dar prioridade à banda larga da internet para quem tem que estudar e trabalhar em casa.
Ou seja, a Google está, mesmo que temporariamente, a baixar a qualidade de gravação das suas Nest Camaras. A Google está a dar indicação aos seus utilizadores para mudarem a configuração das câmaras para modo padrão para ser possível conservar a banda larga. Isto porque, como agora a maioria das pessoas está em casa, o tráfego pela net teve uma aumento exponencial, e para que não haja falhas e que as pessoas se consigam estar ligadas o maior tempo possível foi feita esta alteração, ainda que seja temporária, pois só vai durar enquanto durar a pandemia. A questão colocasse é que não sabemos é durante quanto tempo.
A Google não é a única a fazer alterações para ajudar as pessoas a passarem este período o mais confortável possível, a nível tecnológico, leia-se. Também as empresas de tecnologia, em especial as plataformas que dão acesso a vídeos, têm feito os seus próprios ajustes para conseguirem garantir que os ISPs consigam acompanhar o aumento da procura por banda larga.
Um desses exemplos, é o facto do Youtube reduzir a qualidade do stream de vídeos na Europa, seguindo o exemplo da Netflix. Também o Facebook e o Instagram seguiram o mesmo exemplo. Até mesmo a Disney + optou por limitar a qualidade de video para o seu lançamento na Europa. Também a Sony limitou a velocidade de download da PlayStation pelo menos nos EUA.
A Google contudo garante que os seus utilizadores ainda são capazes de alterar as configurações de video do Nest de volta a ter uma qualidade superior.
Fonte: Engadget