As Melhores Tecnologias de 2010 Parte 1

Os Melhores de 2010, Parte 1Esta é a 1ª PARTE de uma lista de tecnologias que melhoraram o nosso dia-a-dia em 2010.

Decidi compilar uma lista de tecnologias que mais influenciaram a evolução deste ano de 2010. Nesta lista, não irá estar só evolução da tecnologia, mas também programas ou software que tenha mudado toda a forma de pensar da tecnologia, como dos concorrentes. Este artigo será a 1ª parte.

1. Tablets

IPadIndependentemente das diversas opiniões, este novo gadget é realmente uma grande evolução, e que certamente irá mudar a nossa maneira de trabalhar e divertir. Apesar de em Portugal ainda não estarem totalmente integrados, nos principais Países Ocidentais estão a ser usados em grande quantidade. Em Portugal, ainda está muito no ramo empresarial, já que a crise económica e os preços elevados destes novos gadgets, ainda afastam os utilizadores com menor poder económico.

Apesar disso, a margem de progressão do Tablet é enorme, e presume-se que muito em breve, o Tablet será utilizado tanto como um computador portátil ou smartphone. Para os grande utilizadores, será uma adição ao computador portátil, e para os outros utilizadores, será uma substituição ao Netbook. Apesar dos vários Tablets existentes no mercado, o grande impulsionador dos Tablets foi o IPad, da Apple.

2. Android

Android molduraSem sombra de dúvidas, o Android é um vencedor. Apesar de ter sido lançado em 2009, este ano é que o Android conseguiu impor-se no mercado. Este ano foi um ano grande para o Google, que além do Android lançou também o Chrome OS. O Android é o mais recente Sistema Operativo para os smartphones, para concorrer directamente com o IPhone.

O Android optou por expandir-se rapidamente por vários smartphones, e pode-se dizer que cerca de 40% dos smartphone ou PDAs que são lançados para o mercado, vêem com Android como sistema operativo. Além disso, optou por fazer o mesmo que a Apple, e criar um Mercado para que utilizadores anónimos pudessem vender aplicativos criados por si, e aumentaram os utilizadores do Android. A mais recente versão do Android é o 2.3.

3. Chrome OS

Chrome-OSA Google este ano não quis ficar parada a ver a crise económica mundial, e lançou-se em grande. Além do Android, que já falamos no ponto anterior, este ano focaram-se neste novo sistema operativo, que apesar de ainda não ter sido lançado este ano, o Google já lançou um Netbook com o Chrome OS para testes.

Pouco se sabe sobre este sistema operativo, mas sabemos que quererão fazer concorrência directa ao Windows, tal como fizeram com o Android frente ao Apple. Está previsto o primeiro computador exclusivamente Chrome ser lançado a meio do próximo ano. Certamente que os concorrentes directos, nomeadamente a Microsoft, já estará a pensar em novas inovações para fazer frente a este concorrente “desconhecido”.

.

Continuarei a compilar, o que acho que foram as tecnologias que revolucionaram este ano que está a acabar.

2 COMENTÁRIOS

  1. Chrome OS , não vai ter o mesmo sucesso que teve o Android para Telemoveis e analise feita por um dos iniciais fundadores da Google , pelo que li á alguns dias, este OS não vai ter sucesso e bem pode ser um fracasso como muitos projectos que a Google ultimamente tem vindo a ter.

  2. Será que não?
    Sabe que muito do sucesso é devido ao marketing gerado sobre o produto, e podemos ver isso nos produtos da Apple.
    Se compararmos com outros, existem melhores, e por vezes, muito melhores no mercado, mas o que lhes dá maior importância é o mercado de aplicações, que foi impulsionado pela Apple.
    Acredito que o Google faça o mesmo para o Chrome OS como fez para o Android, e provavelmente pondo-o gratuito, ficando assim como o Linux, mas certamente com melhor desempenho. Além disso, só o nome do Google já é um bom nome de marketing.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here