As lojas físicas da Xiaomi em Portugal são oficiais? NÃO!

Loja Xiaomi no Gaia Shopping. Fonte: Aberto até de Madrugada
Loja Xiaomi no Gaia Shopping. Fonte: Aberto até de Madrugada

Como muitos sabem ou ouviram falar, começaram a surgir lojas físicas com o nome de Xiaomi em alguns centros comerciais. Mas a pergunta que me veio à cabeça é: São oficiais?

Já há várias centros comerciais onde podemos encontrar lojas com o nome da Xiaomi, como no Dolce Vita Tejo, na Amadora, ou no Gaia Shipping. Como conhecedor que sou, fiquei curioso, e desconfiado, e após várias pessoas me terem falado dessa loja, decidi ir investigar um pouco, pois acho estranho que uma loja que até agora apenas tem o seu foco nas vendas online, decida apostar em lojas físicas, logo em Portugal, quando apesar de ter loja online na Europa, não está disponível para Portugal e não vende smartphones, apesar de eles já afirmarem que vão abrir lojas físicas.

Ao ouvir falar de uma loja da Xiaomi o que pensa encontrar lá? Apenas produtos da Xiaomi certo? Totalmente errado, neste caso. Assim que cheguei à loja da Xiaomi no Dolce Vita Tejo, encontramos outras fabricantes chinesas ao lado dos Xiaomi, como Elephone, Ulefone, entre outros, o que agravou as várias dúvidas que tinha sobre o sítio.

É que uma marca que queira vender os seus produtos, não vai ter na sua loja produtos concorrentes. Não imaginam a Apple Store a vender Samsung, ou a loja da Huawei ter iPhones, pois não? Nem eu. Mas estava na altura de dar o passo seguinte e questionei o empregado.

Loja Xiaomi no Dolce Vita Tejo. Fonte: Dolcevitatejo.pt
Loja Xiaomi no Dolce Vita Tejo. Fonte: Dolcevitatejo.pt

A pergunta era óbvia e a resposta foi pronta: “Sim, temos autorização da marca para utilizar o nome deles”. Ok, então apresentei-me e pedi para falar com um responsável que quando chegou ao pé de mim não falava português. Que chato. Questionei sobre a loja e pedi um contacto de um responsável para poder colocar algumas questões, sendo que a resposta foi uma folha a pedir o meu contacto. Coloquei o meu email e fiquei com esperança que alguém me contactasse. Mas não. A semana passada voltei lá e voltei a fazer o mesmo processo, mas ninguém da empresa me contactou.

Entretanto recebo um comunicado da Xiaomi. Sim, se desconfiei da veracidade desta loja, nada melhor do que contactar a empresa mãe na China, para esclarecer a situação, com respetiva referência ao motivo e até algumas fotos que já se encontram no Google. A resposta da Xiaomi é a esperada:

I would like to inform you that as of now we are not selling Mi products offline in your region. At present we sell only accessories which are available on our website. Here is the link http://mi.com/en.

Portanto a resposta é óbvia. Não, estas lojas não são oficias da Xiaomi e muito menos têm a sua autorização (eu referi isso no email). Além disso, os preços praticados são bem inflacionados em comparação com o preço do produto. Muito mesmo.

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

1 COMENTÁRIO

  1. Olá. Estou procurando o contato da “loja Xiaomi” no Dolce Vita Tejo, na Amadora, mas não consigo localizar. Farei escala em Lisboa e como a loja fica perto do aeroporto eu pretendo comprar nessa loja um celular da Xiaomi, o Mi 9T Pro. Gostaria do contato da loja para saber se o aparelho está disponível para pronta entrega, as cores, memória interna e o valor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here